• Vinotícias - Marcio Oliveira

ALMAÚNICA RESERVA PINOT NOIR 2018 – VALE DOS VINHEDOS – RIO GRANDE DO SUL - BRASIL

A Vinícola Almaúnica foi fundada em 2008, pelos irmãos gêmeos Magda e Márcio Brandelli (infelizmente já falecido) na cidade de Bento Gonçalves. Filhos de Laurindo Brandelli e Doracy Brandelli, os irmãos criaram uma empresa embasada no desejo de elaborar produtos nos quais eles expressam o amor e o carinho pelas videiras e arte de elaborar vinhos com alegria e prazer.

A Almaúnica foi planejada para produzir garrafas limitadas de cada vinho e assim se tornar um conceito na elaboração de vinhos finos e espumantes.


Produção limitada, oriunda de um único vinhedo de 0,6ha. Poda, manipulação do dossel vegetativo (resultado da sobreposição dos galhos e folhas das videiras), desbaste de cachos e desbrotamentos de modo a obter baixos rendimentos e uvas de alta qualidade. Colheita manual em pequenas caixas plásticas na segunda quinzena de fevereiro. Seleção manual de cachos na vinha e de grãos em mesa de seleção na entrada da vinícola. Colocação em tanque de fermentação por gravidade. Pré maceração a frio durante 2 dias. Fermentação mediante leveduras selecionadas a temperatura controlada (25/26ºC) durante 14 dias.


● Corte de uvas: 100% Pinot Noir, com passagem por 18 meses em barricas de carvalho francês. A Vinícola Almaúnica somente elaborará este vinho em safras que propiciarem uma excelente elaboração.


● Notas de Degustação: Um Pinot Noir que foge das descrições básicas para esta uva, uma vez que a cor do vinho é bem concentrada, escura (nada a ver com a cor clara típica de alguns vinhos da casta). Os aromas lembram frutas negras e vermelhas como a ameixa escura madura e o morango, com boa intensidade, mostrando ainda toques de tostado (da passagem pelo carvalho), chocolate, caramelo, com o trabalho de maturação em madeira bem integrado com a fruta. No paladar o vinho tem taninos macios, boa acidez, bem integrado e resultando em um vinho equilibrado, delicado e com elegância, sem ser leve. Certamente um vinho de perfil gastronômico para carnes vermelhas.


● Estimativa de Guarda: creio que está num ótimo ponto para ser bebido, mas pode aguentar mais 4 a 5 anos, já que a safra de 2018 foi excelente no Sul do Brasil.


Notas de Harmonização: É um vinho que harmonizou muito bem com um lombo assado envolvido em fatias generosas de bacon. Harmonizará muito bem com carnes vermelhas grelhadas, carnes de aves, galetos, massas com molhos mais leves com base em carne, molho de tomate, pode acompanhar pizzas e tortas salgadas.


Serviço: sirva entre 15 e 16 ºC (apesar de tinto, Pinot Noir pode ser servido mais fresco!)


Faixa de Preço – $$$


Em BH: HIPPER FRIOS - Lourdes: Rua Marília de Dirceu, 240 – Tel.: (31) 3213-4082 I Cidade Nova - Rua Cel. Pedro Paulo Penido, 176 - Cidade Nova. contato@hipperfrios.com.br