top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

AMARONE DELLA VALPOLICELLA CLASSICO CÁ DEL MONTE 2008 – VÊNETO - ITÁLIA

Ca 'Del Monte recebeu o nome da área em que está instalada na vila de Negrar, ao norte de Verona, no coração de Valpolicella. É fácil chegar à propriedade de Ca 'Del Monte através da estrada estreita panorâmica que sobe nas colinas depois de San Peretto.

O edifício original da propriedade é um mosteiro antigo do século XVII que foi adicionado ao longo dos anos. A vinícola é dirigida com entusiasmo pelos irmãos dinâmicos e divertidos, Umberto e Giuseppe Zanconte, e tem sido cuidada e de propriedade da família por gerações. A fazenda consiste em aproximadamente 25 hectares, situados a 275 metros acima do nível do mar, totalmente localizados nas colinas iluminadas pelo sol. A vinha perfeitamente posicionada é plantada com as típicas uvas tintas de Valpolicella: Corvina, Rondinella, Molinara e outras variedades nativas, das quais originam grandes Valpolicellas e excelentes Amarones. Vinhos autênticos e naturais que são classicamente fiéis às tradições e ao terroir.


As uvas são secas após a colheita em área bem ventilada. Por esta secagem as uvas perdem cerca de 30% de sua umidade de modo que o vinho é mais complexo e intenso. O mesmo acontece com o teor alcoólico do vinho, que ganha graças ao alto teor de açúcar antes da fermentação seus 15,5%. A maturação do vinho ocorre por 36 meses em barricas de carvalho nas antigas adegas. Após o engarrafamento, as garrafas de vinho ainda são guardadas alguns meses mais envelhecimento nas caves.


Composição de Uvas: Tinto composto de Corvina, Rondinella, Molinara.


Notas de Degustação: Rubi com halo granada do tempo de guarda em garrafa (afinal são 15 anos). Tinto complexo com buquê evoluído de frutas maduras como a cereja e groselha, toque de passas e aceto balsâmico, complementado com especiarias. O sabor é complexo, macio, muito bem equilibrado e com taninos suaves para o Classico que tem 15,5º de teor alcoólico. A madeira está muito bem integrada ao vinho, criando um final longo e persistente. Como deve ser um Amarone, é concentrado, untuoso, sem comprometer o frescor da fruta e a elegância. Evoluiu bastante em relação ao vinho bebido em 2017, e para ser franco surpreende pela elegância que apresenta em boca.


Estimativa de Guarda: Potencial de guarda por mais 4 a 5 desde que seja mantido em condições adequadas.


Notas de Harmonização: Uma companhia perfeita para acompanhar Cotechino col le lenticchie (embutido italiano de porco cozido lentamente, servido com lentilhas refogadas); Risotto al radicchio rosso e Grana; Ravioli ripieni di brasato all’Amarone (ravioli recheados com carne bovina braseada em legumes aromáticos). Pratos com bastante peso como carnes vermelhas assadas, queijos duros envelhecidos ou apenas uma boa companhia. É um excelente vinho para se beber sem acompanhamentos, como um belo vinho de meditação.


● Serviço: servir entre 15 e 17ºC


● Faixa de Preço – $$$$


Em BH – CASA DO VINHO - End.: Loja Barro Preto - Av. Bias Fortes, 1543 – Barro Preto – Belo Horizonte (MG) - Tel: (31) 3337-7177. Loja Mangabeiras – Av. Bandeirantes, 504 – Mangabeiras – Tel: (31) 3286-7891.

Kommentare


bottom of page