top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

AURELIO MAREMMA TOSCANA 2017 – VAL DELLE ROSE - ITÁLIA

A Cecchi é mais que uma importante empresa italiana, é acima de tudo, o nome de uma família que desde 1893 produz vinhos de qualidade da Toscana, aliando a essência e a tradição da vinícola à evolução, à tecnologia e à sustentabilidade.


Possui cerca de 300 hectares de vinhedos, localizados em quatro diferentes áreas do centro da Itália: Chianti Classico, San Gimignano, Maremma Toscana e Úmbria. A vinícola conta com os equipamentos mais avançados do mercado para aperfeiçoar cada processo de fabricação. Em 1996, Cecchi comprou a vinícola Val delle Rose na pequena cidade de Poggio la Mozza, que fica no coração produtivo de Morellino di Scansano, que a princípio contava com 25 hectares de vinha.


A intervenção de Cecchi foi comparável a uma pequena revolução agrícola, pois as técnicas agrícolas utilizadas até então não asseguravam a consistência lote a lote necessária para a viabilidade de uma vinícola. O estudo do solo disponível – uma prática que foi então realizada por muitas outras empresas em Maremma – revelou o enorme potencial desse terroir, tanto que a empresa decidiu estender a terra sob vinha até os atuais 100 hectares. Aqui, a estrela varietal é Sangiovese. Mas há uvas clássicas francesas no vinhedo e que participam do corte do Aurelio, um rótulo produzido pela vinícola Val delle Rose, que é considerado um Supertoscano devido à sua tipicidade e ao terroir de Maremma Toscana em que é elaborado. O nome do rótulo, "Aurelio", deriva de uma estrada que contorna a costa sul dessa bela região italiana. Com uma produção limitada, esse tinto surpreende pelo seu expressivo e surpreendente paladar!


Composição de Uvas: Blend de Merlot (95%) e Cabernet Franc (5%), com estágio de 12 meses em barricas de carvalho, mais 6 meses em garrafa.


Notas de Degustação: Cor rubi com leve evolução para o granada. No nariz é um vinho amplo e boa intensidade de frutas maduras escuras como amora, cereja, framboesa, ameixa, especiarias, com toque terroso. Em boca, o vinho mostra corpo médio, frutado com nuances de madeira e toques terrosos, taninos macios e agradável frescor. Um gostoso final de boca convida ao segundo gole.


Estimativa de Guarda: Potencial de guarda sugerida de 8 anos.


Notas de Harmonização: Harmoniza com pratos mais estruturados, como carnes vermelhas grelhadas ou assadas, molhos à base de tomate e/ou especiarias, queijos semiduros. Ótimo com polenta mole com ragu de costela, risoto de cogumelos, aligot de mandioquinha com filé mignon.


Serviço: servir entre 16 e 17ºC. Recomenda-se decantar por 30 minutos.


Faixa de Preço – $$$$


● Em BH – WINE – Rua Alvarenga Peixoto, 655 – Lourdes – Tel.: (31) 2527 9100.

Comments


bottom of page