top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

BAETTIG VINO DE VIÑEDOS LOS PARIENTES PINOT NOIR 2021 – D.O. TRAIGUÉN – SECANO VOLCÁNICO –CHILE

A produção muito limitada e que esmera pela qualidade, torna o Baettig Vino de Viñedo Los Parientes Pinot Noir uma obra prima.

Tinto elaborado exclusivamente a partir de uvas Pinot Noir cultivadas no vinhedo Los Suizos, na D.O. Traiguén, em Malleco (extremo sul do Chile) e advindas de parcelas plantadas em solos de menor fertilidade e de origem vulcânica.


A Vinícola criada a partir do desejo de Francisco Baettig (enólogo responsável por um dos vinhos ícones do Chile, o Seña), de ter um projeto próprio dentro de suas condições financeiras. Não tendo dinheiro para vinhedos na zona central do Chile, onde a terra é muito cara procurou no extremo sul a 600 quilômetros de Santiago um local com potencial para estabelecer os vinhedos da Baettig Wines.


A região escolhida foi a de Traiguén, um planalto com solos vulcânicos que demandou até mesmo a presença de uma geóloga para o melhor entendimento das terras. O vinhedo recebeu o nome de Los Suizos em homenagem aos bisavôs de Francisco, que imigraram para o Chile no final do século 19 para as terras próximas de Traiguén, na província de Malleco. A bela região tem muitos parques nacionais com flora e fauna protegidas e muitas florestas nativas, cascatas e vulcões ativos. Para fazer o vinho, usou da fermentação espontânea (sem adição de leveduras), sendo 15% em cachos inteiros. É um dos achados do mais novo terroir do Chile.


Uvas: 100% Pinot Noir com passagem por 15 meses em barricas de carvalho francês de 300 litro (22% novas).


Notas de Degustação: Vinho de cor rubi que não tem a tonalidade clara, típica dos pinots. No início estava um pouco fechado, e depois começou a mostrar nas taças as notas florais, de ervas, de especiarias, com fruta vermelha de perfil mais fresco. Na boca mostrou taninos firmes (que não incomodam) e uma boa acidez. Impressiona pela profundidade, pela precisão e pelas diversas camadas de aromas e sabores. Elegante e médio corpo, esconde por trás da delicadeza e complexidade em forma de frutas silvestres, notas de tosta e mineralidade em um paladar fino e muito boa persistência, com toques terrosos e de cerejas. Se você gosta de Pinot Noir, está ai um belo vinho!


Reconhecimentos de Críticos: 94 pontos Descorchados; 92 pontos Robert Parker, 91 pontos Decanter, 95 pontos Adega.


Estimativa de Guarda: Potencial de guarda por 10 anos após a safra, desde que seja mantido em condições adequadas.


Notas de Harmonização: Apesar do corpo médio este vinho acompanhará carnes grelhadas com molhos ricos e complexos, cordeiro, carnes de caça em geral, podendo harmonizar com polvo e peixes gordos (como atum, cavala e salmão). Ótimo com queijos meio curados e duros.


● Serviço: servir entre 15 e 17ºC


● Faixa de Preço – $$$


Em BH – WORLD WINELoja Pátio Savassi - Av. do Contorno, 6061 - Piso L2 - Loja 221/222 - São Pedro - Tel. 31 3889-9405/9407

Comments


bottom of page