top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

BLACK GIAC DOMAINE GIACHINO 2019 – SAVOIA – FRANÇA

Há quem aposte que a Savoie terá sobre si os holofotes que há pouco iluminavam o Jura. O tempo dirá.

Com uma altitude média de 1500m e 36 picos de mais de 3500m, o montanhoso Departamento da Savoia pode não parecer o ambiente mais hospitaleiro para a produção de vinhos. O terreno é acidentado e o clima, rigoroso. Mas justamente por isso, com os passar dos milhares de anos, formou-se um ambiente com características únicas para quem busca vinhos de personalidade, frescos e especiais.


O Domaine Giachino cobre uma dúzia de hectares na Savoia, no parque regional da Chartreuse, de frente para o maciço de Bauges. Produtores de vinho há mais de 20 anos, o Domaine Giachino alcançou a conversão completa para a agricultura orgânica em 2006, como resultado de um longo processo. O trabalho nas vinhas é árduo, as vinificações suaves e realmente com mínima interferência humana. Hoje em dia trabalham de forma biodinâmica e conquistaram as certificações: AB (Agricultura Orgânica), Nature & Progrès e Demeter (biodinâmica). A preferência é pelo cultivo de castas autóctones, exclusivas da Savoia.


● Corte de uvas: 100% Mondeuse.


● Notas de Degustação: Apresenta cor rubi escuro, com reflexos violáceos. Aromas de frutos escuros de bosque, como groselha e cereja, com toques de especiarias. Em boca mostra persistência, reflete as notas de especiarias picantes e de torrefação, com corpo médio. Um tinto alpino de personalidade forte, autêntico, a partir de uma das raras castas autóctones da Savoia, a Mondeuse.


● Estimativa de Guarda: pronto para ser bebido, aceita guarda por 10 anos após a safra.


Notas de Harmonização: Carnes grelhadas, pratos com molho, carnes de caça e queijos. Acompanhou muito bem um Escalope de Filet com batatas assadas com molho de mostarda.


Serviço: servir entre 15 e 16ºC (Beba numa taça grande de Bordeaux).

Faixa de Preço – $$$


Importado pela DELACROIX – Alameda Lorena, 678 - Casa 1, Jardim Paulista - São Paulo (11) 3034 6214.

Commentaires


bottom of page