top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

BRUNELLO DI MONTALCINO CARPINETO 2016 DOCG – TOSCANA - ITÁLIA

Fundada em 1967, a Carpineto é uma parceria entre Giovanni Sacchet e Antonio Zaccheo, cuja missão a princípio era produzir um vinho tinto de classe mundial a partir da denominação Chianti Classico. Foi assim uma partida radical do mercado dos tempos em que a maioria dos Chianti ainda era produzida no estilo tradicional de vinificação.

Ao aplicar técnicas modernas de viticultura e vinificação, eles, enfim, excederam drasticamente os padrões de qualidade do momento e sob sua liderança, a Carpineto desenvolveu uma premiada reputação internacional por vinhos elegantes de intensidade e extrato acessíveis, além de consistência lançamento após lançamento.


Do mesmo modo, a Carpineto reforçou essas características, mantendo um estilo de vinho acessível devido em parte a um extenso programa de envelhecimento em garrafas.


A Carpineto exporta a maior parte de sua produção de vinho para mais de 70 países em todo o mundo. Cerca de 95% da produção de vinho da Carpineto, por fim, é vinho tinto, sendo a maioria vinhos com idade igual ou superior a três anos antes da data de lançamento.


● Corte de uvas: 100% Sangiovese Grosso. O amadurecimento em barricas de carvalho por três anos agregou complexidade a este tinto marcante.


● Notas de Degustação: Vinho de cor rubi com reflexos granada. No aroma traz ameixa e cereja madura (sem ser compotada), notas de couro, defumado e terra. Toques de folhas secas mostrando boa complexidade. Na boca mostra taninos maduros, macios, com final longo e envolvente, repetindo os aromas. Bem estruturado, tem boa persistência e muita elegância.


● Estimativa de Guarda: pronto para beber mas poderá evoluir por mais 3 anos em guarda.


● Notas de Harmonização: vai muito bem com carnes vermelhas cozidas longamente em vinho tinto, servidas com ervas e legumes); Rosbife servido ao molho picante; Pappardelle ao creme de cogumelos, Stinco de cordeiro com polenta trufada, Risoto de carne seca e queijo coalho, Bife ancho ao poivre, Fettuccine com magret de pato, Picanha suína com batatas rústicas, Queijos semiduros ou duros.


Serviço: servir entre 15 e 17ºC (Beba numa taça grande de Bordeaux), recomenda-se decantar por 30 a 40 minutos (a melhor maneira é sentir a evolução dos aromas).


Faixa de Preço – $$$$


Em BH – WINE – Rua Alvarenga Peixoto, 655 – Lourdes – Tel.: (31) 2527 9100.

Comments


bottom of page