• Marcio Oliveira - Vinoticias

BRUNELLO DI MONTALCINO MOCALI 2010 – TOSCANA – ITÁLIA

A vinícola Mocali foi comprada na década de 50 pelo Sr. Dino Ciacci (um dos vinte e cinco promotores do Consórcio de Brunello di Montalcino) e foi sucedido por seu sobrinho, Ticiano Ciacci, hoje proprietário.

A propriedade está situada no sudoeste de Montalcino, a uma altitude de 350/400 metros acima do nível do mar. Compreende cerca de 32 hectares, dos quais 9 de vinha (sendo 6 hectares da DOCG Brunello di Montalcino) e 2 hectares de olival (Frantoio, Leccino e Moraiolo).


A fazenda está situada nas colinas que cercam a cidade de Montalcino, numa região cercada de vinhas e olivais, intercalados com bosques de carvalho e medronheiros. Seus vinhos são indicados pela Carta de Vinhos da Itália que apresenta uma seleção dos melhores 100 vinhos italianos.


Corte de Uvas: 100% Sangiovese Grosso (Brunello).


Notas de Degustação: Envelhece por 36 meses em grandes Botte de carvalho. Cor rubi com leve toque de evolução. Os aromas são de frutas escuras maduras, como ameixa e cereja, notas de ervas frescas, como zimbro, toques de menta e eucalipto, num conjunto muito bem integrado e de bela complexidade. No paladar bem estruturado, um vinho encorpado, elegante, com taninos macios, repetindo o perfil de frutas escuras maduras, especiarias e notas defumadas e O final de boca é gostoso, equilibrado, de boa persistência, com toques terrosos e perfil para a gastronomia. Merece decantar por uns 45 minutos.


Estimativa de Guarda: pronto para consumo e promete bons anos de guarda e afinamento em garrafa pela frente até 2035 (se devidamente climatizado).


Premiações: 94WS I 90James Suckling I Jancis Robinson: 16,5/20 pontos I Vini Buoni d’Italia: 3 estrelas.


Notas de Harmonização: Ótimo para acompanhar carnes vermelhas grelhadas ou assadas com molhos de boa intensidade, costeleta de cordeiro, guisados, carnes de caça, e queijos curados.


Serviço: servido entre 16 e 17ºC, numa taça grande estilo Bordeaux.


Faixa de Preço – $$$$


Importado pela CASA DO VINHO - Loja Barro Preto - Av. Bias Fortes, 1543 – Barro Preto – Belo Horizonte (MG) - Tel: (31) 3337-7177 - Loja Mangabeiras – Av. Bandeirantes, 504 – Mangabeiras – Tel: (31) 3286-7891 - Site: www.casadovinho.com.br