top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

CASA DA PASSARELLA O OENOLOGO VINHAS VELHAS 2018 – DOC DÃO - PORTUGAL

Localizada em Lagarinhos, no sopé da Serra da Estrela, a Casa da Passarella foi fundada em 1892, anterior à demarcação da região do Dão, que data de 1908. Desde sua fundação, tornou-se uma das mais emblemáticas vinícolas de Portugal. O primeiro registro de engarrafamento data de 1893.


Produzido a partir de videiras de mais de 80 anos, este vinho minimalista de grande elegância pretende traduzir todo o seu terroir, tendo sofrido o mínimo de intervenção humana possível. 


A história deste vinho é fascinante. O Oenólogo é produzido a partir de uma pequena parcela de terra onde a Casa da Passarela possuiu as videiras mais velhas da propriedade, a maioria com cerca de 80 anos e algumas com mais de 120 anos. O fato interessante é que as videiras estão todas misturadas e a vinícola não sabe qual tipo de uva cada planta produz. Sabe-se apenas que nesta parte de terra existe cerca de 30 castas diferentes.


Composição de Uvas: Blend de cerca de 30 uvas diferentes, sendo a Baga, Pinot Noir, Rufete, Jaen (Mencia na Espanha), Alvarelhão, Touriga Nacional, Tinta-Pinheira e Tinta Carvalha as principais. Passagem de 18 meses em barricas de carvalho.


Notas de Degustação: Cor rubi de boa intensidade com reflexos violáceos ainda. No nariz é intenso com notas de frutas negras em compota, toques de chocolate, especiarias e baunilha com nota sutil de tostado. Na boca reflete o perfil aromático, mostra corpo médio, muito equilíbrio e elegância. Final de boca longo e saboroso. Muito gostoso, o frescor do vinho pede o segundo gole. E uma segunda garrafa!!! Recomendo tê-la por perto.


Estimativa de Guarda: Potencial de guarda sugerida de 30 anos. Portanto pode ser bebido até 2038, ou seja por mais 14 anos.


Reconhecimentos: Eleito um dos 50 Grandes Vinhos de Portugal no Brasil pelo Master of Wine Dirceu Vianna Junior. * Desde 2008, o paranaense Dirceu Vianna Júnior é o único brasileiro a fazer parte do time de 289 especialistas em vinhos, entre enólogos e críticos de todo o mundo. É o grau mais alto que alguém pode alcançar no reino dos tintos, brancos e afins, concedido pelo Institute of Masters of Wine, de Londres.


Notas de Harmonização: Harmoniza com filé mignon com batatas caramelizadas, nhoque com ragu de linguiça e outros pratos à base de carnes.


Serviço: servir entre 15 e 16ºC.


Faixa de Preço – $$$$


● ONDE COMPRAR: Em BH: PREMIUM - Rua Estevão Pinto, 351 - Serra - 30220-060 - Belo Horizonte - MG - 31 3282-1588 I  Em SP: PREMIUM - Rua Apinajés, 1718 - Sumaré - 01258-000 - São Paulo - SP - 11 2574-8303.

Comentários


bottom of page