top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

CHATEAU KSARA RESERVE DU COUVENT 2017 – VALE DO BEKAA – LÍBANO

A mais antiga vinícola libanesa, fundada em 1857 por monges jesuítas, que iniciaram o plantio de 25 hectares entre Tanail e Zahle. Os religiosos se utilizaram de uma gruta que remontava ao tempo da dominação romana para deixar o vinho envelhecer em barricas de carvalho, atribuindo-se muito do sucesso da vinícola à temperatura e umidade constantes das cavas, durante todo o ano.

Em 1973, quando a vinícola já produzia cerca de 1,5 milhão de garrafas de vinho/ano, o Vaticano estimulou os monastérios mundo afora a vender seus ativos comerciais., Foi quando o Château Ksara foi adquirido por um consórcio de empresários locais, sendo que atualmente seu chairman é Zafer Chaoui.


A partir de 1991 a vinícola começou o plantio de uvas viníferas europeias, tais como Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah, Sauvignon Blanc, Semillon e Chardonnay.


Os produtores locais não acreditaram que estas castas sobreviveriam ao terroir do Vale do Bekaa, mas, ao contrário, o resultado foi extremamente satisfatório. Os vinhedos da vinícola estão em média a 1.000 metros de altitude, e em solos que variam do giz, giz com argila e argila com calcário, sempre pedregosos


● Corte de uvas: Corte de Cabernet Sauvignon, Syrah e Cabernet Franc.


● Notas de Degustação: Vinho de cor rubi violácea. O nariz mostra aromas de frutas vermelhas maduras como amora e cereja, toques de tostados. Um tinto de médio corpo, com sabor que reproduz o perfil aromático. Macio no paladar, com forte personalidade e taninos macios, aveludados. Final de boca longo e gostoso, permanecendo as notas de olfato e do paladar.


● Estimativa de Guarda: pronto para ser bebido, podendo envelhecer por 8 anos fácil.


● Notas de Harmonização: vai muito bem com grelhados leves, cordeiro assado, Kafta, massas ao Sugo, pizzas em geral, Cuscuz Marroquino, charuto de folha de uva, berinjela ao forno e queijos médios.


Serviço: servir entre 15 e 16ºC (Beba numa taça grande de Bordeaux).


Faixa de Preço – $$$$


Trazido para a Degustação por um Confrade. Importado pela INTERFOOD.

Comments


bottom of page