• Vinotícias - Marcio Oliveira

CHATEAU SOCIANDO MALLET 2007 – HAUT MÉDOC - BORDEAUX – FRANÇA

Com a sua terra de cascalho da mesma natureza que o do Chateau Montrose e o Chateau Latour, o Sociando-Mallet, embora não classificado, atingiu o nível de um cru classé.

É preciso dizer que o talento de Jean Gautreau, um artesão incansável que trabalhou no renascimento das colheitas, tem algo a ver com isso! Quando comprou a propriedade em 1969, esta figura-chave do Médoc não se enganou e foi capaz de tirar o máximo partido deste terroir excepcional. Jean Gautreau faleceu no final de 2019, deixando para sua filha uma propriedade com uma reputação muito forte entre os amantes do vinho.


Cobrindo 95 hectares, o Chateau Sociando-Mallet produz vinhos tintos vigorosos e intensos, claramente produzidos para o envelhecimento. O Château Sociando-Mallet situa-se num terroir excecional no Norte de Pauillac, na denominação Haut-Médoc. As videiras são plantadas num terroir de cascalho guntziano e num subsolo de argila calcária. Envelhecido a 90% em barris novos durante 12 meses, o resultado é um vinho sedoso e intenso.


O Château Sociando Mallet é um dos mais longevos e aclamados vinhos de Bordeaux. Segundo Robert Parker, a vinícola que está localizada ao norte do Château Montrose é "meticulosamente dirigida, com grande perfeccionismo". Os vinhos são potentes e encorpados e demandam alguns anos para mostrar todas as suas virtudes.


● Corte de uvas: 55% Cabernet Sauvignon, 40% Merlot e 5% Cabernet Franc.


● Notas de Degustação: Cor rubi escuro, com leve evolução. Os aromas são de frutas escuras maduras, como ameixa e cereja, com nota sutil floral, evoluindo em taça para toques tostados e especiarias como baunilha e depois chocolate, com muito boa complexidade. Aparecem ainda delicadas notas terrosas e de fumo. Tem paladar bem equilibrado e estruturado, com viva acidez e taninos maduros e macios, repetindo o perfil de frutas escuras maduras, especiarias e notas defumadas. O final de boca é gostoso, equilibrado, longo e persistente que remetem às sensações aromáticas, convidando ao segundo gole. Estruturado, com bastante frescor, profundidade e um amadeirado bem integrado. Tem boa aptidão de envelhecimento. Álcool de 12,5%. Vale a pena decantar.


● Estimativa de Guarda: pronto para consumo e promete 5 a 10 anos de guarda.


Notas de Harmonização: Ótimo para acompanhar carnes vermelhas grelhadas ou assadas com molhos de boa intensidade, churrasco, cordeiro, pratos com cogumelos, massas com ragu de carne, embutidos e queijos duros.


Serviço: servido entre 16 e 18ºC, numa taça grande estilo Bordeaux. Vale a pena decantar.


Faixa de Preço – $$$$$


Em BH: MISTRAL - Rua Cláudio Manoel, 723 - Savassi - BH. Tel.: (31) 3115-2100