• Marcio Oliveira - Vinoticias

CYPRESS VINEYARDS CABERNET SAUVIGNON 2016 – CENTRAL COAST – CALIFÓRNIA – ESTADOS UNIDOS

A vinícola J. Lohr Vineyards & Wines foi fundada há mais de quatro décadas por Jerry Lohr e ainda hoje a propriedade e administração é familiar. Jerry e sua equipe ajudaram a criar vinícolas pioneiras na costa central da Califórnia. Atualmente, a J. Lohr Vineyards & Wines cultiva de forma sustentável mais de 4.000 acres de vinhedos nas denominações de Monterey, Paso Robles e Napa Valley.

A maior e talvez mais variada das regiões vinícolas da Califórnia, a Central Coast produz a maior parte do vinho do estado. Este vasto distrito se estende de São Francisco até Santa Bárbara ao longo da costa e atinge o interior por quase todo o caminho até o Vale Central.


Abrangendo uma gama extremamente diversa de climas, tipos de solo e estilos de vinho, contém muitos sub-AVAs menores, incluindo a Baía de São Francisco, Monterey, as montanhas de Santa Cruz, Paso Robles, Vale de Edna, Vale de Santa Ynez e Vale de Santa Maria.


Embora a região provavelmente pudesse suportar quase qualquer variedade de uva principal, ela é famosa por algumas: Pinot Noir, Chardonnay, Cabernet Sauvignon e Zinfandel estão entre os principais. A Costa Central é o lar de muitas das pequenas vinícolas artesanais do estado que elaboram vinhos exclusivos de alta qualidade, bem como grandes produtores que também produzem vinhos excepcionais.


O cipreste varrido pelo vento, a planta com inconfundível aroma característico dos terrenos costeiros da Califórnia, deve sua aparência nodosa ao movimento persistente do ar marítimo para o interior e para o mar. A influência do oceano na região vinícola da Costa Central é significativa, mantendo os vales costeiros e interiores refrescados à noite, enquanto preserva a acidez natural da uva.


Para o Cypress Vineyards Cabernet Sauvignon, a safra de 2016 foi caracterizada por baixas chuvas no inverno, seguida por uma primavera quente e temperaturas moderadas no verão. Esta safra produziu um Cabernet Sauvignon de cor escura com sabores varietais maduros e puros.


● Corte de uvas: Combinação de uvas 77% Cabernet Sauvignon, 20 % Valdiguié, 2% Petit Syrah, 1% outras.


● Notas de Degustação: Cor vermelho rubi de boa intensidade, brilhante, sem denotar a guarda por 4 anos. Aroma muito gostoso de frutas negras, como cassis, amoras, groselhas, e ainda com uma nota floral de violeta e toque de madeira (algo de caixa de charuto, como o cedro) e notas de café. No paladar o corpo é médio, os taninos são macios, com boa acidez e criando bom equilíbrio. Fim de boca muito agradável e persistente. Curiosamente, apesar do aroma de cedro, a Ficha técnica diz que o vinho não passa por madeira.


● Estimativa de Guarda: para beber (já está pronto) ou guardar por mais 2 a 3 anos (A Vinícola sugere 6 anos após a safra).


Notas de Harmonização: Carnes vermelhas grelhadas ou assadas, Costeletas de cordeiro na brasa, Coxa de pato assada com ervas; Linguine à Bolonhesa; Costelinha de porco ao molho barbecue; Embutidos picantes.


Serviço: servir entre 16 e 18ºC. Em dias mais quentes, experimente baixar a temperatura para os 16ºC de forma a realçar mais o seu lado frutado.


Faixa de Preço – $$$


Em BH: ROYAL VINHOS - Loja Cruzeiro - Uma tradicional adega, localizada no Mercado do Cruzeiro. End.: Rua Ouro Fino, 452 - Lojas 22 e 23 / Bairro Cruzeiro - Mercado Distrital – Tel.: (31) 3281-3539 - Belo Horizonte | MG