• Marcio Oliveira - Vinoticias

DOMAINE DE NIZAS LE CLOS – PAYS D´OC – LANGUEDOC – FRANÇA

O Domaine de Nizas está localizado nos arredores da vila medieval de Nizas, perto de Pézenas, no coração da histórica região de Languedoc, no sul da França.

O Languedoc é uma região vinícola desde o século V a.C. com uma paisagem acidentada e vinhos com sabores mediterrâneos.


Foi originalmente criado em 1998 pelo agricultor franco-americano John Goelet, membro de uma família distinta de Bordeaux, comerciantes de vinhos Guestier.


Com Bernard Portet ao seu lado, um companheiro visionário no mundo do vinho, eles compartilharam a ambição de criar ótimos vinhos em terroirs excepcionais. Isso levou à criação de Clos du Val, em Napa Valley, bem como de Taltarni e Clover Hill, na Austrália.


A vinícola elabora vinhos artesanais de alta qualidade que revelam o terroir de Pezenas, com 78 ha espalhados por um mosaico de solos argilosos de calcário, seixos rolados e basalto, onde as videiras são cultivadas sendo 48 há em produção com videiras com idade média de 20 anos. A vinhas de Carignan tem 60 anos de idade média. A equipe da vinícola se esforça para respeitar o meio ambiente através de todas as práticas de vinificação e vinificação.


Em dezembro de 2018, o lendário Domaines François Lurton adquiriu a vinícola cobiçada por sua diversidade de tipos de solo ricos e raros, vinhedos resfriados por um vento do norte e uma história da produção de vinho que remonta ao século VII. Goelet e Portet continuam envolvidos como consultores técnicos. A Domaine de Nizas possui a mais alta (mais rigorosa) certificação sustentável HVE e utiliza práticas vitivinícolas orgânicas desde 2007. Um respeito profundo e estrito pela terra, junto com as pessoas de quem eles dependem para trabalhar, cria uma biodiversidade equilibrada que inegavelmente é alcançada.


● Corte de uva: Syrah, Mourvedre e Grenache


● Notas de Degustação: Cor vermelho rubi cristalino. Aromas de ameixa escura madura, frutas secas, especiarias e garrigue (vegetação local do Languedoc) compõem um belo nariz mediterrâneo. O paladar com taninos macios reflete os aromas do vinho, criando um conjunto gostoso, equilibrado e com sabor persistente.


● Estimativa de Guarda: para beber ou guardar por mais 2 anos.


Notas de Harmonização: Vinho bem versátil, vai bem com carnes vermelhas grelhadas ou assadas, carnes brancas como a de porco e aves, risotos e massas com molhos condimentados, queijos médios curados, embutidos. Acompanhou muito bem embutidos.

Serviço: servir entre 15 e 17ºC.


Faixa de Preço – $$


Onde Comprar: Em BH: SUPERNOSSO – Aproveite a Feira de Vinhos de 13 de julho a 09 de Agosto - Peça em Casa pelo Tel.: (31) 3369-4550 ou pelo WhatsApp: (31) 98487-3527.

O que é o VINOTÍCIAS...

O VINOTÍCIAS foi criado por Márcio Oliveira, com o intuito de disponibilizar em um único espaço dicas de vinho, enogastronomia, eventos, roteiros de viagens e promoções. Inicialmente era disponibilizado na forma de uma newsletter para alunos, ex-alunos e amantes do vinho, com o crescimento do mercado e o amadurecimento do projeto a necessidade de um espaço maior para tantas informações se fez necessário e assim surgiu o blog e o site.

  • w-facebook
  • White Instagram Icon

© 2017 Vinotícias. Criado por Action Digital Midia

Belo Horizonte | Minas Gerais