top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

DONNAFUGATA SUL VULCANICO ETNA ROSSO DOC 2018 – SICILIA – ITÁLIA

Considerada uma das vinícolas mais importantes da Sicília, a Donnafugata contribuiu para construir uma nova imagem para os vinhos locais. Mantendo o foco em qualidade, a Família Rallo responde por vinhos de notável qualidade, que se destacam entre as críticas especializadas. É o caso do Passito di Pantelleria "Ben Ryé", eleito o melhor vinho de sobremesa tanto pela Wine Enthusiast, quanto pelo guia Gambero Rosso, o mais importante da Itália.

Tradicionalmente plantada como um pequeno arbusto, a Nerello Mascalese é a variedade mais difundida na área do Monte Etna, local onde vem sendo cultivada desde tempos imemoriais. Acredita-se que ela tenha ligação com os antigos vinhos do Etna, tão celebrados por Homero e historiadores latinos. Os vinhedos ocupam as encostas, num semicírculo localizado no norte, leste e parte sul das colinas do vulcão. Apesar da proximidade com o mar, a temperatura é fria, em função da elevada altitude dos vinhedos (uma das mais altas da Itália) que variam de 300 a 1200 metros. Durante o período de maturação, no entanto, é observada uma enorme amplitude térmica, o que é fundamental para a adequada maturação fenólica das uvas.


Escuro e arenoso, o solo reflete as características vulcânicas, com acúmulo de lavas antigas e recentes, também no subsolo. Observa-se também vinhas velhas (algumas pré-filoxera) com baixo rendimento. Os vinhos do Monte Etna certamente conquistaram os corações de muitos sommeliers e dos amantes de vinhos italianos, igualmente atraídos pelos aromas atraentes e elegância geral de muitos deles e pela ideia de que vêm de um dos vulcões mais ativos do mundo. Existem muitas áreas de vinhedos que podem justificar o cultivo de uvas para vinho em condições extremas, e Pantelleria está no topo da lista. Mas considerando que o Etna teve uma série de episódios eruptivos recentes, ele leva o conceito de condições extremas para um outro patamar.


Se cultivar antigas vinhas com técnicas tradicionais em um vulcão constantemente ativo já não era um enorme desafio para a Família Rallo (proprietária da Donnafugata), tentar entender e estudar os vários tipos de videiras reconhecidas no Etna, chamadas de contrada (‘subdivisão’ em italiano) oferece um novo desafio emocionante. A contrada não só reúne microclimas variados, pois muitos vinhedos podem estar em níveis muito diferentes de altitude, mas o mesmo produtor pode estar lidando com solos de estilos diferentes, com até 30 mil anos de diferença entre eles quando se trata de determinar quando foram formados. Cada uma dessas vinhas únicas foram formadas por um fluxo de lava específico, que dão uma sensação distinta de lugar a cada uma e as torna muito especiais entre si, diferente de muitas outras distinções feitas entre vinhedos dentro da mesma denominação.


Gosto muito do rótulo deste vinho, que faz uma bela homenagem ao vulcão “traduzido” na cabeleira incandescente de uma mulher.


Uvas: Nerello Mascalese e uma pequena porcentagem de Nerello Cappuccio com passagem por 14 meses em barricas de carvalho francês (parte do vinho).


Notas de Degustação: É um vinho tinto, com cor rubi brilhante. Muito elegante nos aromas de frutas vermelhas - como cerejas e morangos, notas florais - como rosas, além de toques terrosos, de especiarias, como pimenta- preta, alcaçuz e couro. Na boca o vinho mostra-se médio encorpado, com taninos firmes (mas que não incomodam) e ótima acidez. Seu final é mineral, marcado por frutas vermelhas, notas florais e toques de especiarias. O que alguns degustadores avaliaram com ligeiro amargor é na realidade a mineralidade deste vinho.


Estimativa de Guarda: Potencial de guarda por mais 4 anos, desde que seja mantido em condições adequadas.


Notas de Harmonização Acompanha carnes grelhadas com molhos ricos e encorpados, carnes suínas, embutidos, cogumelos, além de queijos de massa meio dura e meio curados.

● Serviço: servir entre 15 e 16ºC


● Faixa de Preço – $$$


Em BH – WORLD WINELoja Pátio Savassi - Av. do Contorno, 6061 - Piso L2 - Loja 221/222 - São Pedro - Tel. 31 3889-9405/9407

Comments


bottom of page