• Marcio Oliveira - Vinoticias

JEREZ OLOROSO FARAÓN – BODEGAS HIDALGO – SAN LUCAR DE BARRAMEDA - ESPANHA

Oloroso Faraón é um vinho de grande caráter e potência. Com um envelhecimento oxidativo de até 12 anos em barricas centenárias de carvalho americano, este oloroso desenvolve características únicas e surpreendentes.

Apresenta aromas complexos de frutos secos. Na boca é seco, intenso, com final muito longo!


Este estilo de Jerez é escuro, rico, encorpado e complexo. Há Olorosos que amadurecem em barricas até 25 anos sem qualquer flor, sendo assim expostos diretamente ao oxigênio por um longo período de tempo. Esta oxidação confere ao Oloroso a sua cor escura e um aroma forte, tornando-o um acompanhamento perfeito para ensopados ou pratos de carne (se não sozinho como digestivo). Os olorosos são geralmente secos, salvo indicação em contrário (como no caso dos “doces Olorosos” aos quais foram adicionadas pequenas quantidades de vinho Pedro Ximénez).


● Corte de uvas: 100% Palomino Fino.


● Notas de Degustação: Cor âmbar, com aromas de caramelo, figos turcos e tâmaras, notas de café e avelã. Entre seus aromas, é possível perceber nozes, balsâmico, frutas secas e tabaco. Os mais envelhecidos também podem apresentar notas de especiarias, trufas e couro. Paladar complexo, nem muito doce, nem muito seco - este é um Oloroso verdadeiramente equilibrado. O estilo oxidativo seco é suavizado, destacando o estilo típico da Bodega. Este é um dos meus Jereses favoritos. Não é que seja o mais complexo ou o melhor exemplo de qualquer oloroso, é simplesmente delicioso! Se alguma vez houvesse um Jerez bebível, seria este! Um estilo seco e ótimo para iniciantes e veteranos em Jerez que procuram um vinho para todo dia, que não exige mais reflexão do que você está procurando.


● Estimativa de Guarda: Não é safrado! Creio que aguenta pelo menos 3 anos.


● Reconhecimentos internacionais: 91 pontos Robert Parker/ 92 pontos Wine Spectator. # 77º Wine Spectator Top 100 of 2016.


Notas de Harmonização: Perfeito para harmonizar com carnes vermelhas grelhadas e assadas, carnes de caça, cordeiro, carnes suínas, preparações a base de cogumelos, além de queijos maduros e embutidos. Optamos por servir uma Paella no estilo Valenciana, que não leva frutos do mar. Isso mesmo, a Paella é um prato criado por camponeses e agricultores de Valência, antigamente chamado de Arroz a La Valenciana e hoje Paella Valenciana. O prato leva muitos ingredientes típicos, mas nenhum deles vem do mar. Outras sugestões de harmonizações: acompanhar com fatias de pão e Patê de Fígado do Atelier Lu Miranda. Sirva-o com queijos bem curados e envelhecidos, e carnes vermelhas ou de caça.


Serviço: servir entre 12 e 14ºC, numa taça estilo de degustação (taça ISO). Sua estrutura permite que as garrafas fiquem abertas por meses dentro da geladeira.


Faixa de Preço – $$$


Em BH: MISTRAL - Rua Cláudio Manoel, 723 - Savassi - BH. Tel.: (31) 3115-2100

O que é o VINOTÍCIAS...

O VINOTÍCIAS foi criado por Márcio Oliveira, com o intuito de disponibilizar em um único espaço dicas de vinho, enogastronomia, eventos, roteiros de viagens e promoções. Inicialmente era disponibilizado na forma de uma newsletter para alunos, ex-alunos e amantes do vinho, com o crescimento do mercado e o amadurecimento do projeto a necessidade de um espaço maior para tantas informações se fez necessário e assim surgiu o blog e o site.

  • w-facebook
  • White Instagram Icon

© 2017 Vinotícias. Criado por Action Digital Midia

Belo Horizonte | Minas Gerais