top of page

JOHN DUVAL WINES PLEXUS SGM 2019 – BAROSSA VALLEY - AUSTRÁLIA

  • Foto do escritor: Vinotícias - Marcio Oliveira
    Vinotícias - Marcio Oliveira
  • 17 de mai.
  • 2 min de leitura

SGM representa a harmonia entre as variedades Shiraz, Grenache e Mourvèdre. Este vinho é fruto de vinhas antigas e de baixo rendimento, o que confere uma maior concentração de nutrientes e resulta em um vinho com aromas e sabores complexos. A vinificação é feita com técnicas tradicionais de baixa intervenção, preservando a autenticidade do vinho.


John Duval é um dos maiores nomes da enologia australiana. Nasceu em uma família de viticultores, graduou-se em ciências agrárias e enologia, e logo após, começou a trabalhar no grupo Penfolds, onde teve a honra de ser o enólogo chefe por longos 29 anos.


Durante 17 anos, o australiano produziu o Penfolds Grange - sem dúvida um dos melhores vinhos do mundo - e seu Plexus 2019 é uma "expressão estudada de veludo", superconcentrada e sem emendas, como um crítico a chamou, esta garrafa proporciona o tipo de experiência exuberante e luxuosa que custará o dobro no Rhône - sem mencionar a pontuação de 95 pontos que pode estar presente nos grandes nomes de Châteauneuf.


Mas a vontade de ter um negócio próprio e construir um legado familiar, fez com que, em 2003, John criasse a sua própria marca, a John Duval Wines, que iniciou com o lançamento de um único rótulo: Plexus Shiraz Grenache Mourvédre.


Composição de Uvas: composto por 45% de Shiraz, 32% Grenache e 23% Mourvèdre, uvas colhidas em diferentes micro-terroirs de Barossa. Uvas Shiraz com origem de vinhas antigas de Krondorf, Ebenezer e Eden Valley, Grenache das regiões de Tanunda, Ebenezer e Greenock; e Mourvèdre de Light Pass e Ebenezer.


Foi elaborado em pequenos tanques de aço inoxidável, cada casta vinificada separadamente, sendo a Mourvédre a única a fermentar com uma fração de cachos inteiros. Antes do blend final, cada um dos vinhos estagiou durante 15 meses em barricas de carvalho francês.


Notas de Degustação: De cor rubi ainda escuro apesar dos 6 anos de guarda. Aromas de frutas vermelhas e escuras maduras (ameixas e cerejas), pétalas de rosa e ervas secas, realçados por canela e aroma terroso, finalizando com um toque sutil de alcaçuz. O Plexus SGM é conhecido por seu paladar rico e elegante, com camadas generosas de frutas negras e vermelhas, equilibradas com especiarias e taninos finos e aveludados. A acidez garante um final longo e prazeroso, tornando-o um vinho diferenciado e de alta qualidade. O sabor complexo do vinho permanece em boca por longo tempo.


Estimativa de Guarda: Bebido em uma ótima hora, e deve evoluir por mais 5 anos.


Notas de Harmonização: Harmoniza com cortes altos de carne vermelha, Cordeiro em cozimento longo, Pratos com trufas negras e Queijos duros de longa maturação (Parmesão Reggiano, por exemplo).


Reconhecimentos: 95 pts Stuart Knox (The Real Review) | 93 pts Wine Enthusiast | 93 pts Angus Hughson (Wine Pilot) | 93 pts Wine Advocate | 92 pts Wine Spectator | 92 pts James Suckling | 92 pts Mike Bennie (The Wine Front).


Serviço: servir entre 16 e 18º C. (Decante por 30 minutos, percebendo a evolução dos aromas e beba numa taça Bordeaux, com bom volume de copo para os aromas se exprimirem melhor. A evolução deste vinho em taça é sensacional).

Comments


O que é o VINOTÍCIAS...

O VINOTÍCIAS foi criado por Márcio Oliveira, com o intuito de disponibilizar em um único espaço dicas de vinho, enogastronomia, eventos, roteiros de viagens e promoções. Inicialmente era disponibilizado na forma de uma newsletter para alunos, ex-alunos e amantes do vinho, com o crescimento do mercado e o amadurecimento do projeto a necessidade de um espaço maior para tantas informações se fez necessário e assim surgiu o blog e o site.

  • Facebook
  • White Instagram Icon

© 2025 Vinotícias. Criado por Action Digital Midia

Belo Horizonte | Minas Gerais
bottom of page