• Vinotícias - Marcio Oliveira

MACÁN CLÁSICO 2014 – DOCa RIOJA - ESPANHA

Fruto da união de esforços de dois grandes nomes do mundo do vinho, Rothschild e Vega Sicilia, para a produção de vinhos de qualidade em La Rioja, o Macán conjuga muita elegância, com a harmonia de aromas e sabores mostrando a autenticidade do terroir bem como a sua capacidade de produzir grandes vinhos de guarda.

Após mais de uma década de pesquisa desde que, no início de 2000, decidiram formar esta joint venture, estas duas veneráveis vinícolas finalmente fundaram em 2009 a Bodega Benjamin de Rothschild & Vega Sicília. com o objetivo de fazer ótimos vinhos em Rioja, uma região vinícola única, singular e inimitável.


O Macán Clasico é o super-segundo vinho da vinícola, elaborado vinhas de 40 anos de idade, que são jovens para os padrões da Vega Sicilia. Maturado por menos tempo em barricas de carvalho que seu irmão maior, o Macán Clásico pode ser consumido mais jovem, mas mostra um belo potencial de guarda.


Fermentação tradicional com controle de temperatura em aço e em barris de madeira. Maturado por 15 meses em barricas de carvalho francês 60% novas e de segundo uso. Descansa 18 meses em garrafa antes de sair ao mercado.


● Corte de uvas: 100% Tempranillo (Vinhas de 30 a 50 anos).


● Notas de Degustação: cor rubi vermelho profundo. Os aromas mostram toques de frutas escuras como amora e ameixa, compota de mirtilo, com toque de especiarias (baunilha) e nuances do carvalho. No paladar é encorpado e mostra muita complexidade. Os taninos são macios, mostra boa acidez, com um final longo e persistente. Sem dúvida, é um grande vinho, no melhor estilo de Rioja.


● Reconhecimentos internacionais: James Suckling 94 PTS / 2015, 93 RP/ 2015, Antonio Galloni 93 PTS / 2015, Guia Peñin - 94 Pontos.


● Estimativa de Guarda: pronto para consumo após 7 anos. O potencial de guarda anunciado pela vinícola é de 10 anos.


Notas de Harmonização: Perfeito para harmonizar com carnes vermelhas grelhadas ou assadas com molhos de média intensidade, costeleta de cordeiro, embutidos e queijos meio duros, e sendo espanhol, não podemos esquecer de uma bela Paella.


Serviço: servido entre 16 e 17ºC, numa taça grande estilo Bordeaux.


Faixa de Preço – $$$$$


Em BH – MISTRAL - Rua Cláudio Manoel, 723 - Savassi - BH. Tel.: (31) 3115-2100

9 visualizações