top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

MAR DE MORROS SAUVIGNON BLANC 2023 – VINÍCOLA ARTESÃ – SERRA DA MANTIQUEIRA – MINAS GERAIS – BRASIL

Artesã é uma vinícola de raízes profundas na Serra da Mantiqueira, numa paisagem de beleza singular e onde se busca expressar através da tipicidade dos seus vinhos, o mais puro conceito “Mantiqueira to Glass”.


Os vinhedos estão plantados em uma propriedade adquirida com o único propósito de produzir vinhos de alta qualidade. Por essa mesma razão, trabalham exclusivamente com uvas próprias, cultivadas nos vinhedos Alto Mar e Mosaico.


São utilizados equipamentos e processos de vinificação de última geração, assegurando que as características tão especiais dos vinhedos sejam refletidas de forma plena e perceptível em cada um dos seus vinhos.


A escala de produção é pequena, com atenção especial a cada videira, a cada fruto. Consideram-se artesãos do vinho e trabalham todos os dias para transportar a Serra da Mantiqueira à mesa dos clientes.


As parcelas estão plantadas em altitudes que variam de 915 a 1.000 metros, em encostas acentuadas com orientação nordeste, usufruindo de excelente exposição à luz solar, drenagem eficiente e solo de grande diversidade. O clima é temperado quente (Cwa), com invernos bastante secos, verões chuvosos e temperatura anual média próxima aos 20°C.


Durante o outono e o inverno, onde se concentra o ciclo de produção das videiras, a pluviosidade é baixa proporcionando uvas com elevada concentração de açúcar e intensificação de sabores. Devido a altitude, ao longo do dia as temperaturas são amenas. Com o cair da noite baixam consideravelmente, garantindo a amplitude térmica necessária para prolongar o período de maturação das uvas e, consequentemente, preservar os aromas varietais e a acidez, características essenciais para a obtenção de vinhos com perfeito equilíbrio.


Todas as uvas produzidas na vinícola são conduzidas com “dupla poda”. Dessa forma, as videiras são podadas no verão, se desenvolvem no outono e seus frutos são colhidos no inverno, diferentemente da grande maioria das regiões vitícolas do Velho e Novo Mundos onde as uvas são colhidas no verão ou início do outono.


Composição de Uvas: 100% Sauvignon Blanc de colheita de inverno. A colheita da Parcela Sauvignon Blanc – Vinhedo Mosaico é realizada manualmente, normalmente no final do mês de julho. A produtividade é baixa, inferior a 1 kg de uva por planta, resultado direto da técnica de manejo que é adotada no vinhedo, sempre priorizando a produção de frutos concentrados e plenamente maduros. Em termos de volume, a produtividade média é de 16 hl por hectare, quatro vezes inferior à de regiões tradicionais e de qualidade superior na elaboração de vinhos Sauvignon Blanc como Pouilly Fumé no Vale do Loire na França.


Notas de Degustação: Cor amarelo palha, com reflexos esverdeados mostrando a jovialidade do vinho. No nariz de intensidade de frutas cítricas, maracujá azedo, dando a ideia de grande frescor. No paladar aparece o limão siciliano, um toque de melão e pêssego criando uma bela complexidade. Longo em boca, o frescor do vinho pede o segundo gole. E uma segunda garrafa!!!


Estimativa de Guarda: Potencial de guarda sugerida de 10 anos.


Notas de Harmonização: Harmoniza com frutos do mar, carnes brancas, queijos de crosta branca (brie, camembert), queijos como o boursin, burrata temperada com pesto, risotos, saladas e acompanhou perfeitamente o “Gambito de Porquinho Braseado com Galette de Canjiquinha de Arroz Sertanejo” servido no encontro exaltando a culinária mineira, preparado por Guilherme Melo e Ivo Faria no Restaurante Nuúu! Recomendo.


Serviço: servir entre 8 e 10ºC.


Faixa de Preço – $$


● ONDE COMPRAR: Vinícola Artesã - contato@vinicolaartesa.com.br 


ONDE PROVAR: Restaurante Nuúu - R. Arturo Toscanini, 41 - Savassi, Belo Horizonte - MG. Telefone (31) 3311-9410 - Tem ótimo almoço executivo.

Comments


bottom of page