top of page

MASTRO JANNI BRUNELLO DI MONTALCINO 2011 – TOSCANA - ITÁLIA

Foto do escritor: Vinotícias - Marcio OliveiraVinotícias - Marcio Oliveira

No coração da região de Brunello, em Castelnuovo dell´Abate, na província de Siena, estão localizadas, desde 1975, as terras de Mastrojanni. A área é um patrimônio universal, devido à evidência artística e arquitetônica deixada ao longo da história e suas encantadoras paisagens naturais.


O Brunello di Montalcino é um dos vinhos mais famosos da Itália e é conhecido por sua elegância, complexidade e longevidade. Ele é feito exclusivamente a partir da uva Sangiovese Grosso, também conhecida como Brunello, que é cultivada nas vinhas da propriedade da Mastrojanni.


No caso específico do Mastrojanni Brunello di Montalcino DOCG, este vinho é elaborado com muito cuidado e atenção aos detalhes. As uvas são colhidas manualmente no momento ideal de maturação e passam por um rigoroso processo de seleção antes da vinificação.


Após a fermentação, o vinho é envelhecido em tonéis de carvalho por um período 36 meses. Esse processo de envelhecimento confere ao vinho uma riqueza de aromas e sabores, além de ajudar a suavizar seus taninos e a desenvolver sua complexidade.


Composição de Uvas: um vinho composto com 100% Sangiovese Grosso. Estagia 36 meses em toneis de carvalho (Allier) de 5.400 litros.


Notas de Degustação: vinho de cor rubi com toque granada pelo tempo de guarda. Os aromas são complexos com notas de frutas secas e vermelhas maduras, especiarias, tabaco e um toque terroso. No paladar mostra elegância e estrutura. Os taninos estão macios, bem integrados com os toques tostados do carvalho em que maturou, e sua acidez equilibrada confere uma ótima vivacidade. Os sabores de frutas secas e vermelhas maduras se destacam, juntamente com nuances de chocolate, café e baunilha. Um vinho encorpado e de longa persistência, que estava num ótimo momento para ser provado.


Estimativa de Guarda: creio que ainda pode evoluir até 2026.


Reconhecimentos: 93 pts Revista ADEGA.


Notas de Harmonização: Acompanhará pratos como carré de cordeiro com crosta de ervas, Risoto de funghi porcini, Filé grelhado e queijos maduros.


Serviço: servir entre 16 e 17º C. (Beba numa taça com bom volume de copo para os aromas se exprimirem melhor).


Valor: Estelar.


Trazido por um Confrade numa Confraternização de Final de Ano.

Comments


bottom of page