top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

MICHELINI I MUFATTO PROPÓSITOS CHENIN BLANC 2019 – FINCA VILLA SECA – TUNUYAN - ARGENTINA

Provar um vinho destes é realmente um grande prazer, já que a uva Chenin Blanc tem poucos grandes rótulos fora do Loire (França) ou da África do Sul. Este vinho é uma celebração da uva Chenin Blanc.

As uvas são provenientes da Finca Villa Seca com videiras plantadas em 1970. Os solos em Tunuyán são mais profundos que os demais e a plantação é em latada, produzindo condições mais úmidas e sombrias. Sob a orientação de Gerardo Michelini, cada aspecto da produção deste Chenin Blanc é uma obra de arte. O resultado é um vinho com pouco álcool e com um frescor inacreditável. A fermentação acontece com leveduras autóctones (indígenas), em ânfora de concreto com 100% das cascas por 10 dias, então é drenado e estagia por 18 meses em barricas de carvalho de 225 litros. Só foram produzidas 1.500 garrafas.


Uma busca constante por criar vinhos autênticos e a obsessão por aperfeiçoar suas técnicas, expressam a delicadeza e paixão pelo trabalho nas vinhas, plantadas no coração do Valle de Uco ao sul de Mendoza. Ali as temperaturas são de extremo frio, sob influência constante da Serra Cordón del Plata, com altitudes que variam de 1200 a 1700 metros e solos arenosos com muita pedra. O principal conceito e objetivo da "Michelini i Mufatto” é demonstrar pureza, mineralidade e finesse, a palavra que melhor os define é elegância.


Composição de Uvas: Elaborado 100% com uvas Chenin Blanc. Maturação por 18 meses em barricas de 225 litros de carvalho francês.


Notas de Degustação: cor amarelo claro. No nariz apresenta uma explosão de aromas de frutas cítricas de caroço como acerola, pitanga e pêssego, com grande complexidade. Em boca é cheio, cremoso, muito encorpado, com alta acidez e taninos discretos (num vinho branco, por conta da maceração com as cascas). Um Chenin Blanc com pouco álcool e com um frescor inacreditável. O final de boca é muito gostoso, único e com perfil gastronômico.


Estimativa de Guarda: Beba agora ou guarde até 2029.


Reconhecimentos: 97 pontos Tim Atkins, 96 RP, 94 Descorchados.


Notas de Harmonização: um vinho que pela intensidade de sabores, associada aos aromas,


acompanhará muito bem frutos do mar, pratos levemente condimentados, queijos suaves e refeições leves. Cada mordida se torna uma experiência gastronômica inesquecível junto com um gole deste vinho.


Serviço: servir entre 8 e 12ºC.


Faixa de Preço – $$$$


Em BH – Entre em contato com AMIGO DO VINHO – Alisson Salles - celular: (31) 98877-9538.

Comments


bottom of page