• Vinotícias - Marcio Oliveira

POMPADOUR CASTELMAURE 2018 – CORBIÉRES - LANGUEDOC - FRANÇA

Fundada em 1921, em Corbières, no Languedoc, a Cave d`Embres et Castelmaure é considerada uma das melhores cooperativas da França, segundo o Guide Des Vins Bettane + Desseauve, que a cita entre os produtores destacados dessa região.

Hugh Johnson também cita esse produtor em seu Pocket Wine Book 2020 como "an outstanding co-op".


Hoje, a Castelmaure reúne mais de 60 viticultores, que trabalham geração após geração e que são muito bem remunerados, o que garante a qualidade da produção.


O terroir privilegiado reforça a qualidade dos vinhos, que se revelam frescos, vigorosos, agradáveis e gastronômicos.


O nome Castelmaure foi inspirado no castelo em ruínas, que se encontra em meio aos vinhedos.


● Corte de uvas: 60% Carignan, 28% Syrah e 12% Grenache


● Notas de Degustação: Vinho com cor rubi de boa intensidade. No nariz predominam os aromas de frutas escuras e vermelhas em compota, como geleia de cereja e de framboesa, combinados com uma nota discreta de baunilha. Na boca, é um vinho de corpo médio, equilibrado, com taninos macios e boa acidez. Tem perfil gastronômico, sendo muito fácil de beber e gostar.


● Estimativa de Guarda: pronto para ser bebido, ou guardar por mais 2 anos.


Notas de Harmonização: vai muito bem com frango grelhado com cogumelos, queijos maduros e carnes em geral. Acompanhou muito bem um ravioli de queijo canastra com ragu de linguiça.


Serviço: servir entre 16 e 17ºC (Beba numa taça grande de Bordeaux).


Faixa de Preço – $$$


Em BH: PREMIUM - Rua Estevão Pinto, 351 - Serra - 30220-060 - Belo Horizonte - MG - 31 3282-1588 I Em SP: PREMIUM -Rua Apinajés, 1718 - Sumaré - 01258-000 - São Paulo - SP - 11 2574-8303.