top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

PRETEXTO TINTO DÃO 2019 – TEXTURA WINES - PORTUGAL

Textura Wines é um projeto familiar iniciado no Dão em 2018, nas encostas da Serra da Estrela e Castelinho, e que envolve a viticultura biológica, produção de vinhos com foco no terroir e enoturismo.

Fermentado em tanques de inox com 30% de cacho inteiro, seguido de cuvaison de 30 dias. As castas Jaen, Alfrocheiro e Tinta Roriz foram co-fermentadas, assim como Jaen e Touriga Nacional.


Uvas: blend de variedades nativas com 50% Jaen, Alfrocheiro, Tinta Roriz; 50% Touriga Nacional.


Notas de Degustação: Vinho de cor rubi mais claro. Os aromas mostram algo de frutas vermelhas (cerejas), com toque de terra úmida, cogumelos lembrando um vinho de Pinot Noir, o que não chega a ser estranho, já que a região do Dão muitas vezes é chamada de “Borgonha de Portugal”.


O paladar também lembra um vinho da Borgonha por sua textura, corpo médio, complexo em sabores e com boa concentração. Tem um belo toque de especiarias e ervas, com bastante mineral no fim de boca. Elegante, com taninos macios e boa persistência. A madeira está bem integrada pela passagem por balseiros de carvalho francês (5.000 Litros) e barricas durante 11 meses. Se você precisava de um bom pretexto para beber, está ai um belo vinho!


Reconhecimentos de Críticos: 94 pontos Wine Enthusiast; 16/20 pontos Jancis Robinson, 17/20 Revista dos Vinhos.


Estimativa de Guarda: Potencial de guarda por mais 6 anos, desde que seja mantido em condições adequadas.


Notas de Harmonização: Apesar do corpo médio, este vinho acompanhará carnes grelhadas com molhos ricos e complexos, cabrito, cordeiro, carnes de caça em geral, polvo e peixes gordos (como atum, cavala e salmão). Ótimo com queijos meio curados e duros.

● Serviço: servir entre 15 e 17ºC


● Faixa de Preço – $$$


EM BH – LIBER WINES – Rua Buenos Aires, 10 sala 1001 Carmo - Sion, Belo Horizonte - MG, 30315-570 – Tel.: (31) 2534-0070 I www.liberwines.com.br

Comments


bottom of page