• Vinotícias - Marcio Oliveira

RUSTAVELI RKATSITELI QVEVRI AMBER DRY 2018 – GEÓRGIA

Nenhuma degustação de vinhos do Leste Europeu estaria completa sem provar um vinho “Laranja”. Essa metodologia ancestral de vinificação nasceu provavelmente na atual Geórgia.

A técnica, que data de 8 mil anos, consiste basicamente na produção de um vinho branco, utilizando as técnicas de vinho tinto. Ou seja, a polpa da uva é mantida por longo tempo em contato com as cascas, guardadas dentro de ânforas, adquirindo, desse modo, elementos como polifenóis, inclusive taninos, uma cor alaranjada e textura rugosa, mais densa e encorpada do que os brancos costumam ter. Essas ânforas têm uma camada de cera de abelha na parte interna e são fruto do trabalho artesanal dos próprios produtores georgianos.


A Unesco tombou o “Qvevri”, o ancestral método de elaborar vinhos na Geórgia, como Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade. Pelo processo “Qvevri”, as uvas são fermentadas em grandes ânforas de barro enterradas no solo, junto com as cascas e até mesmo com os talos. Essas substâncias são responsáveis por conferir aromas mais intensos que variam conforme a casta utilizada para fazer o vinho podendo lembrar um pêssego cristalizado até especiarias doces como canela, baunilha, anis estrelado. Na boca, o vinho laranja é potente e untuoso, o final é longo, mas sempre convidativo para um novo gole. Mas não é um vinho fácil de beber. Há que goste, há quem promete nunca mais provar! Eu gosto e te aconselho provar...


● Corte de uvas: 100% Rkatsiteli


● Notas de Degustação: Vinho de cor laranja, cobreado. Aromas de grande intensidade de flor e casca de laranjeira, pêssego maduro, mel, própolis, e algo de especiarias doces, sendo um vinho criado em ânforas (qvevri) enterradas no solo. Paladar cremoso, com notas minerais e terrosas, evoluindo para frutas secas e cristalizadas. Boa acidez que libera a adstringência dos taninos, que acabam sendo macios, sabor de laranja cristalizada, damasco, mostrando grande complexidade.


● Estimativa de Guarda: pronto para consumo. Creio que a guarda pode ir a mais 2 anos.


Notas de Harmonização: Ótimo para acompanhar carnes suínas e de cordeiro, peixes diversos, frutos do mar e massas e risotos ricos em sabor.


Serviço: servido entre 12 e 14º C, numa taça estilo Bordeaux.


Faixa de Preço – $$$


Em BH – HIPPER FRIOS - Lourdes: Rua Marília de Dirceu, 240 – Tel.: (31) 3213-4082 I Cidade Nova - Rua Cel. Pedro Paulo Penido, 176 - Cidade Nova. contato@hipperfrios.com.br