top of page
  • Foto do escritorMarcio Oliveira - Vinoticias

SANTA CECILIA 2019 DOC NOTO – SICILIA – ITÁLIA

A uva Nero d´Avola tem seu berço na região de Noto, na Sicília. Declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, a área do Val di Noto é famosa pela sua arquitetura em estilo Barroco, tanto que a cidade de Noto também é conhecida como a capital do barroco siciliano.

Você pode conhecer a região vinícola a partir de uma Rota de Vinhos, localizada no sudeste da Sicília, que vai de Siracusa até a ponta mais a sul da região, Portopalo di Capo Passero, passando por Avola, famosa por suas amêndoas. Além disso, é um percurso que abrange um dos litorais mais bonitos da Itália.


Os vinhos desta área são o Moscato de Siracusa, o Moscato de Noto, o Eloro D.O.C e o Noto D.O.C, que inclui o Nero D’Avola, a casta mais cultivada na Sicília.


A vinícola Planeta é um dos produtores mais dinâmicos da Sicília. A empresa está instalada em 5 terroirs, onde produz vinhos em 6 vinícolas. Em Menfi, perto da costa sul, tem as vinícolas de ULMO e a DISPENSA. Em Vittoria tem a vinícola DORILLI. Já em Noto, está a vinícola que iremos visitar – BUONIVINI. Próximo do Etna, está a vinícola de FEUDO DI MEZZO. E por último o terroir de Capo Milazzo abriga a vinícola de LA BARONIA. As uvas dessas cinco zonas diferentes, criam uma gama considerável de vinhos vinificados em instalações próprias em toda a ilha. Alessio Planeta é um dos melhores produtores de vinho da Sicília, igualmente hábil em trabalhar com variedades autóctones e internacionais.


Esta diversidade de solos e terroirs entrega uma variedade de estilos de vinhos (espumantes, brancos, tintos, doces) com diferentes tipos de uva (as internacionais chardonnay, syrah, merlot e as nativas, carricante, moscato bianco, nero d’avola, frappato, nerello mascalese) que enriquecem a experiência do vinho da Sicília.


O Santa Cecilia da Planeta é um puro Nero d'Avola que representa um dos tintos mais importantes da vinícola. As uvas vêm da área clássica e mais adequada para a uva Nero d´Avola - o Valle di Noto. Uvas de alta qualidade e um longo envelhecimento em madeira permitem obter uma expressão elegante de grande intensidade expressiva. Os aromas clássicos de frutas vermelhas e escuras com notas de especiarias são enriquecidos com notas de evolução terciária de grande finesse, que tornam o vinho complexo, equilibrado e harmonioso.


O Nero d'Avola Santa Cecilia é o resultado do desejo da vinícola criar um vinho que seja um símbolo do território de Noto, capaz de se estabelecer como uma das melhores expressões de toda a região. Planeta escolheu um vinhedo histórico, não surpreendentemente conhecido como "Buonivini", para criar um rótulo que se tornaria um ponto de referência para todos os entusiastas. Embora hoje seja cultivado em toda a ilha, o Valle di Noto não é apenas o berço original desta uva, mas também a área em que se expressa com maior requinte e elegância, pois possui solos pobres e é afetado por um clima seco, e muito ventilado. Graças a essas particularidades, a vinícola Planeta conseguiu criar um vinho capaz de representar os aromas e sabores da autêntica Sicília.


● Corte de uvas: 100% uva Nero d´Avola.


● Notas de Degustação: Vinho de cor rubi violácea, com tonalidade da ameixa escura madura. O nariz mostra aromas ricos de frutas escuras como a ameixa madura, amora, alcaçuz, toques minerais, com nota de tabaco e café, mostrando a grande complexidade olfativa. No paladar os taninos estão presentes, com ótima acidez, equilibrado, elegante e persistente. De corpo médio para encorpado, o vinho passou 14 meses em barricas de carvalho francês de vários usos (segundo e terceiro), para não ofuscar o lado frutado da bebida.


● Estimativa de Guarda: embora possa ser bebido 3 anos após a safra, ele poderá evoluir por até 10 anos em grande estilo. É literalmente um vinho top em Nero d´Avola.


● Reconhecimentos de Críticos: 94RP (2016), 94JS (2017).


● Notas de Harmonização: vai muito bem com Carnes Vermelhas, Ragu de Ossobuco com Polenta, Molhos a Caçadora e Queijos fortes como Pecorino, Parmesão e Taleggio.


Serviço: servir entre 15 e 17ºC (Beba numa taça grande de Bordeaux).


Faixa de Preço – $$$$


Degustado na vinícola em recente viagem pela Sicília. Será importado pela GRAND CRU em breve.

Comments


bottom of page