• Vinotícias - Marcio Oliveira

SFURSAT NINO NEGRI 2010 – LOMBARDIA – ITÁLIA

A Nino Negri é uma vinícola antiga, fundada em 1897. Para o Gambero Rosso (Guia de Vinhos da Itália) a Nino Negri "se firma como uma Estrela de primeira grandeza". Seus vinhos são indicados pela Carta de Vinhos da Itália que apresenta uma seleção dos melhores 100 vinhos italianos. Nino Negri é considerado o "Gaja da Lombardia" e Casimiro Maule foi considerado o "Enólogo do Ano" em 2007.

A seleção de uvas começa na segunda semana de Setembro e é concluída no final do mês. As uvas são deixadas a secar naturalmente e perdem entre 30 e 35% do peso. No início de janeiro de 2011, as uvas foram fermentadas utilizando com temperatura controlada e maceração prolongada (16 dias). Maturação: após uma paragem em tanques de aço, o vinho foi colocado por 30 meses em barricas de carvalho francês.


● Uvas: 100% Nebbiolo (chamada de Chiavennasca na região da Lombardia).


● Notas de Degustação: Cor granada profunda, mostrando uma boa evolução do vinho, aroma complexo e frutado, com notas de ameixa e groselha, canela e uma pitada de frutas secas como figo turco. Paladar seco, harmonioso, com elegante fundo de frutas vermelhas e alcaçuz, e fim de boca com longa persistência.


● Estimativa de Guarda: Está pronto, mas pode aguentar mais 2 a 3 anos.


Notas de Harmonização: Perfeito para harmonizar com carnes vermelhas grelhadas ou assadas. Ossobuco, carnes de caça, parpadelle ao ragu de costela e queijos de massa meio curada.


Serviço: servi entre 16 e 17ºC, numa taça grande.


Faixa de Preço – $$$$


EM BH - CASA DO VINHO - End.: Loja Barro Preto - Av. Bias Fortes, 1543 – Barro Preto – Belo Horizonte (MG) - Tel: (31) 3337-7177 - Loja Mangabeiras – Av. Bandeirantes, 504 – Mangabeiras – Tel: (31) 3286-7891.