top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

SIR PASSO TOSCANA ROSSO IGT 2019 – POGGIO LAURO – TOSCANA - ITÁLIA

“Sirpasso” significa o processo especial em que as uvas secam ligeiramente antes da fermentação. O produtor separa as bagas dos caules e as esmaga levemente.

O vinho fermenta em aço inoxidável no mosto por oito a dez dias. A maceração pós-fermentativa no bagaço dura de dois a três dias. Só na segunda fase os viticultores adicionam ao vinho, os frutos secos e ligeiramente esmagados. Isto é seguido por uma segunda fermentação por cerca de três a cinco dias e fermentação malolática. O resultado é fantástico.


Composição de Uvas: Corte de 80% Sangiovese e 20% Merlot da região da Maremma.


Notas de Degustação: Cor rubi com reflexos violáceos. O aroma mostra frutas como cereja preta, amora, framboesa e cassis. Depois aparecem notas de frutas do bosque, juntamente com baunilha e especiarias balsâmicas. Por fim há toques de amoras e framboesas maduras. Um vinho elegante onde os taninos estão perfeitamente integrados ao conjunto de corpo médio e bem estruturado com 14% de álcool. Retrogosto com nítido aroma frutado de cereja. Boa persistência em boca, o vinho convida a um segundo gole.


Estimativa de Guarda: Beba agora ou guarde por mais 2 anos. Vale a pena decantar por 30 a 40 minutos.


Reconhecimentos Especializados: 98 pontos de Luca Maroni. (Quem é Luca Maroni? - Ele diferencia-se de grande parte dos outros críticos por seu sistema único de avaliação. Na sua opinião é impossível dar 100 pontos para um vinho, pois, se fosse o caso, esse seria um rótulo perfeito. Por conta disso, sua pontuação máxima é de 99 pontos.


O sistema de avaliação de Maroni é baseado em três parâmetros: a consistência, o equilíbrio e a integridade do gosto e do aroma do vinho. Cada uma dessas categorias leva uma nota de 1 a 33 pontos em seu Pleasantness Index – PI, que pode ser traduzido como Indicador de Agradabilidade. A consistência avalia o volume do vinho, sua persistência e potencial de envelhecimento. Já o equilíbrio analisa a harmonia dos componentes do vinho no paladar, como acidez e amargor. Por último, a integralidade, avalia a pureza, o caráter aromático e a qualidade do vinho.


Notas de Harmonização: um vinho para acompanhar massas com molho de carne, presunto curado e lascas de grana padano, um belo e farto corte de bovino, grelhado e ao ponto.


Serviço: servir entre 17ºC e 18ºC


Faixa de Preço$$$ - Degustado em família, trazido por um sobrinho.


IMPORTADO PELA WINELANDS – (54) 98166-4885 (WhatsApp) ou pelo e-mail:

Commentaires


bottom of page