top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

TITOLO AGLIANICO DEL VULTURE 2014 – ELENA FUCCI – BASILICATA – ITÁLIA

Um vinho exclusivo relacionado com o rendimento dos vinhedos e a qualidade das vinhas. Representa as características da uva Agliânico e o território de Vulture, onde a mistura específica de microclima e terroir transmite ao vinho uma das melhores e únicas expressões desta área fabulosa que é Contrada Solagna del Titolo.

Suas clássicas vinhas do sul da Itália estão localizadas em uma área montanhosa, no interior, a uma altitude de 650 metros de terreno vulcânico. Um solo mineral forte, escuro na cor, que conta em suas camadas a história e a vida do vulcão Vulture. As vinhas estão a apenas algumas centenas de metros de distância do vulcão extinto, que deu origem ao penhasco sobre a lava no qual a vinha, a casa e a cidade de Barile estão localizadas.


A interpretação do território é definida por membros da indústria, como "moderno, mas não modernista". Moderno para ser capaz de entender as reais necessidades da variedade Agliânico em termos de maturação e envelhecimento, mas sempre sem alterar as características da fruta que a vinha produz neste canto maravilhoso da Itália. Apesar de moderno, eles mantêm as tradições e passam de geração a geração o conhecimento que adquiriram. O trabalho que fazem na vinha, não é só a viticultura, mas uma verdadeira arte da jardinagem no cuidado das vinhas. Um completo respeito pela natureza e seus ciclos sem o uso de produtos químicos. As videiras são amarradas com fibras que são secas durante o verão. Vinhedo com 60-70 anos de idade. Solo vulcânico. Fermentação malolática em barricas de carvalho francês por 12 meses. Foram produzidas apenas 20.000 garrafas tradicionais. Um Agliânico cuja maturação em barricas de primeira e segunda passagem por um período superior a 12 meses e que, com o passar do tempo, engarrafado, manifesta-se com o aumento da elegância. Um dos grandes vinhos italianos.


Composição de Uvas: 100% Agliânico del Vulture.


Notas de Degustação: Cor rubi com reflexos granada, aromas complexos e profundos, toque mineral, geleia de frutas caminhando para o balsâmico, tabaco, café e canela. Seco, denso e quente com ótima textura de taninos e final de surpreendente persistência.


Estimativa de Guarda: Beba agora ou guarde por mais 10 anos. Vale a pena decantar por 40 minutos.


Reconhecimentos Especializados: Robert Parker 91 pontos: "O vinho brilha, com aromas primários de frutas escuras, ervas, especiarias, carvalho, tons escuros vulcânicos de granito e esfumaçado. Dado o histórico comprovado deste vinho, eu esperaria esta safra envelhecer durante 15 a 20 anos. Há um ponto notável de acidez que ajuda o vinho para conseguir um impressionante senso de equilíbrio. Elena Fucci tem mais uma edição bem-sucedida de Titolo para desfrutarmos durante os próximos anos”. Gambero Rosso: 3 bichieri


Notas de Harmonização: um vinho para acompanhar massas com molho de carne, presunto curado e lascas de grana padano, queijo de ovelha temperado (estilo boursin), ou um belo e farto corte de carne bovina, grelhado e ao ponto.


Serviço: servir entre 17 e 18ºC


Faixa de Preço$$$$$


EM BH – CASA DO VINHO - End.: Loja Barro Preto - Av. Bias Fortes, 1543 – Barro Preto – Belo Horizonte (MG) - Tel: (31) 3337-7177 - Loja Mangabeiras – Av. Bandeirantes, 504 – Mangabeiras – Tel: (31) 3286-7891.

Comments


bottom of page