top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

VINSOBRES LAGRANGE CORTOIS RESERVE SPECIALE 30 ANOS DE TASTE VIN – 2019 – RHONE - FRANÇA

APPELLATION VINSOBRES VONTROLÉE

O “Norte do Sul” do Rhône, Vinsobres é um terroir vitivinícola espetacular.

As autoridades vinícolas francesas reconheceram a região em 2006, quando elevaram a comuna do sul do Rhône ao estatuto de “cru”. A família Perrin do Château de Beaucastel reconheceu isso quando investiu em um terreno de 60 acres. E um dos homens mais venerados do Rhône, o lendário Louis Barruol do Château de Saint Cosme, ratificou-o quando apostou na sua própria reivindicação, comprando o Château de Rouanne em 2019.


A paixão e a tradição da família Jaume têm sido transmitidas geração após geração, desde 1905. Hoje a vinícola é comandada pela quinta geração, representada por Pascal e Richard Jaume. Em seus vinhedos, adotam práticas sustentáveis e viticultura responsável, valorizando a tipicidade do terroir, com o respeito pelo meio ambiente, garantindo a qualidade e a expressão dos seus vinhos.


Nomeado em homenagem à família Courtois, cuja propriedade os Jaumes adquiriram em 2003, este vinho vem de vinhedos com 30 anos de idade e entrega o caráter do terroir: belos aromas de frutas vermelhas e escuras acentuados por notas de alecrim fresco e flor de lírio, caramelo e ameixa preta. Com tudo isto e uma bela complexidade, tem um preço de Côtes-du-Rhône.


A chave para o caráter único de Vinsobres é a sua posição no Norte do Sul. Quarenta quilômetros a noroeste de Châteauneuf-du-Pape, o sol é quente o suficiente para amadurecer o Grenache - que compõe 60% da mistura - lindamente, mas o clima é forte o suficiente para Syrah reter as camadas de ervas, ricas em ferro, qualidade granítica que faz do Norte do Rhône o marco zero para a uva nobre.


Imerso na maturação do sul do Rhône, mas acentuado com especiarias e minerais do Syrah do norte do Rhône, o Vinsobres é um favorito entre os experientes amantes do vinho tinto.


Composição de Uvas: 60% Grenache e 40% Syrah. Passa por estágio em barricas de carvalho, que dá uma nota moderada no aroma do vinho.


Notas de Degustação: Cor rubi escuro, onde a Syrah dá profundidade no tom. Aromas com notas de frutas vermelhas e escuras frescas, como ameixa, cassis e groselha, além de toques de especiarias, ervas e couro. Na boca, é frutado, tem profundidade e os taninos macios e bem integrados levam a um longo e prazeroso final.


Estimativa de Guarda: Beba agora e aproveite os aromas e sabores de fruta escura. A guarda recomendada é de10 anos. Portanto, pode guardar até 2029!


Notas de Harmonização: um vinho para acompanhar carnes vermelhas grelhadas e assadas, boa companhia para cordeiro, queijos meio maduros e pratos com cogumelos.


Serviço: servir entre 16 e 17ºC


Faixa de Preço – $$$


Em BH: Importado pela PREMIUM WINES - BELO HORIZONTE – Tel.: (31) 3282-1588 - Rua Professor Estevão Pinto, 351 - Serra - CEP 30220-060 I SÃO PAULO – (11) 2574-8303 - Rua Apinajés, 1718 - Sumaré - CEP 01258-000 I COMPRE no TASTE VIN – Tel.: (31) 3292-5423 - Rua Curitiba, 2105 - Lourdes, Belo Horizonte – MG – CEP 30170-122.


Comments


bottom of page