top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

VOLTURNO 2019 – VIÑA COBOS – LUJÁN DE CUYO - MENDOZA – ARGENTINA

Em 1997, Paul Hobbs bastante conhecido por suas vinícolas na Califórnia, conheceu os enólogos argentinos Andrea Marchiori e Luis Barraud, ambos de famílias tradicionais no ramo da vitivinicultura. Juntos, os três começaram a desenhar o sonho de abrir as portas de uma vinícola na Argentina.

A Viña Cobos é uma das vinícolas responsáveis pela imagem da uva Malbec como ícone argentino, graças aos cuidados com as suas vinhas, com o terroir e com o processo de vinificação. Os vinhos desta vinícola estão entre os mais desejados do mundo.


O nome Cobos foi escolhido para a vinícola pois era o nome da rua em que se localizava o primeiro vinhedo que o trio de enólogos adquiriu. Os primeiros rótulos lançados pela marca foram Cobos e Malbec, produzidos com as uvas mais especiais cultivadas no vinhedo Marchiori.


Paul Hobbs é um dos maiores nomes da enologia. Especialista no uso de carvalho para o envelhecimento, ele foi considerado o “Steve Jobs do vinho” pela revista Forbes devido a precisão de suas criações. Também foi nomeado por Robert Parker duas vezes como a “Personalidade do Vinho do Ano” e está na lista dos cinco consultores de enologia mais importantes do mundo.  O vinho Cobos Malbec 2011 ganhou a maior pontuação de um dos mais reconhecidos críticos do mundo - James Suckling, sendo o primeiro vinho argentino a obter 100 pontos, o que quer dizer que é um vinho sem defeitos.


Durante a recente visita a Mendoza, tivemos a oportunidade de provar o Volturno, outro ícone da bodega. O Volturno é um corte composto por Cabernet Sauvignon e Malbec, sendo que as vinhas de Malbec são bem antigas com mais de 80 anos de idade. Ambas as uvas são provenientes do vinhedo Marchiori localizado em Perdriel, Luján de Cuyo, em Mendoza.


● Composição de Uvas: Corte de Cabernet Sauvignon e Malbec com estágio de 18 meses em barricas de carvalho francês.


● Notas de Degustação: Cor rubi escura, violáceo. O vinho ainda está muito jovem, exibe aromas de frutas vermelhas e escuras (amoras, ameixas), com notas de rosas, especiarias (como o cravo da índia e canela), alcaçuz, acompanhadas de mineralidade e muita elegância. Em boca mostra muita estrutura e uma extraordinária concentração de taninos macios e cheios de finesse, finalizando com um toque de chocolate. Um vinho longo, duradouro e muito persistente, que convida ao segundo gole e, se o bolso permitir, à segunda garrafa.


● Estimativa de Guarda: Beba agora (apesar da jovialidade) ou guarde por mais 10 anos.


● Reconhecimentos e Premiações: 97 pontos James Suckling para o 2019.


● Notas de Harmonização: Ótimo ainda para acompanhar carnes vermelhas grelhadas ou assadas, cordeiro, e carne de caça (cervo, veado, galinha d´angola), e queijos maturados.


● Serviço: servir entre 15 e 16ºC.


● Faixa de Preço – Estelar.


Em BH – GRAND CRU/TUTTO ITALIA – Av. Ns. do Carmo, 1650 – Sion – MG. Tel.: (31) 3286-2796. ♦ LOJA GRAND CRU BH SHOPPING - Rodovia BR 356, 3049, Piso Mariana, Loja 98 - Belvedere - Belo Horizonte – MG. Tel.: (31) 3228-4310 ♦ LOJA GRAND CRU DIAMOND MALL – Avenida Olegário Maciel, 1600 - Shopping Diamond Mall - Lourdes- Belo Horizonte- MG - Loja 071- 2º piso – Tel.: (31) 2537-3526.

Comments


bottom of page