top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

ZENITH SENZ´ALTRO PRIMITIVO-MERLOT 2017 – PUGLIA - ITÁLIA

Zenith é uma homenagem de Celso La Pastina à sua mãe. Um projeto desenvolvido pela World Wine, em parceria com grandes produtores, para expressar a verdadeira paixão da família La Pastina pela Itália.

Na astronomia, Zenith é o ponto mais alto de observação do universo. Fazendo analogia a esse fato, os vinhos da linha entregam nada menos que o ápice de cada terroir italiano. Corte a partir das frutadas e encorpadas Primitivo e Merlot, Senz’altro é maduro, elegante e sedoso. Seu nome refere-se a seu estilo sem igual, mostrando as credenciais deste grande tinto. As notas balsâmicas da Merlot se mesclam as frutas maduras típicas da Primitivo. Por fim o vinho estagia em barricas de carvalho francês durante 12 meses, fazendo deste um símbolo da vinicultura da Puglia.


A uva Primitivo tem origem na região de Puglia, no sul da Itália, mas há quem diga que ela possui raízes na Croácia, já que pela genética ela se assemelha à uva Tribidrag, Na verdade, descobriram por meio de testes genéticos que a Zinfandel, um ícone da vinificação californiana, se trata de uma mutação somática da casta italiana. As vinhas chegaram com os imigrantes que vieram ao novo mundo em busca de novas oportunidades.


O seu nome é uma referência à sua maturação. Enquanto as outras castas tintas costumam amadurecer em meados de outubro, a Primitivo já é considerada madura em agosto, contudo, não é por isso que a uva é imediatamente colhida, muitas vezes sendo retirada da videira com um elevado grau de maturação, influenciando nitidamente as características finais dos vinhos.


Composição de Uvas: 70% Primitivo e 30% Merlot.


Notas de Degustação: Cor rubi com reflexos escuros, com um nariz intenso de frutas escuras maduras, como a ameixa, cereja, evoluindo para notas de especiarias, notas balsâmicas e herbáceas, além de toques de tabaco, chocolate e baunilha, chamando a atenção para a grande complexidade de aromas. No paladar mostra-se encorpado, com taninos macios e acidez equilibrada. Seu longo final é marcado por frutas maduras, notas balsâmicas e toques de tabaco e chocolate.


Estimativa de Guarda: Beba agora e aproveite os aromas frutados. O potencial de guarda é de 10 anos após a safra. Portanto, beba até 2027.


Notas de Harmonização: um vinho para acompanhar carnes vermelhas grelhadas e assadas, massas com ragu de carne, churrasco, embutidos, queijos duros e pratos com cogumelos.


Serviço: servir entre 16 e 17ºC


Faixa de Preço$$$$


Importado pela World Wine - Em BH – Loja no Pátio Savassi - Av. do Contorno, 6061 - Piso L2 - Loja 221/222 - Telefone: (31) 3889-9407

Comments


bottom of page