top of page

MÁRCIO P. DE OLIVEIRA

Editor do Blog: Vinoticiasbh, e do Vinotícias - Informativo via internet sobre a arte e cultura do vinho. Ex-Diretor de Degustação e Vice-Presidente da SBAV-MG; Ex-Diretor de Degustação da Confraria de Sommeliers Profissionais de Belo Horizonte; Ex-professor do Curso de Sommeliers na ABS-Minas, Ex-Diretor de Degustação da ABS-Minas. Orientador de 9 confrarias de amantes de vinhos.

Jurado em concursos enológicos nacionais e internacionais, entre eles do Top Ten Expovinis - maior feira de vinhos da América Latina e Jurado na Avaliação do Guia de Vinhos Brasileiros, editado pela Revista Baco, sob patrocínio do Ibravin (Instituto do Vinho do Brasil). Palestrante e consultor para projetos de comercialização de vinho no Brasil para a ViniPortugal, Institut do Cava, CIVB-Comite Interprofissional de Vinhos de Bordeaux. Consultor para adegas particulares, restaurantes, lojistas e importadoras.

Articulista da Revista Baco, de circulação nacional, colaborador em jornais como Hoje em Dia, na coluna Adega.

Eleito em Minas Gerais como Personalidade do Mundo do Vinho em 2004, 2005, 2006, 2007 e 2010 do Prêmio Amigo do Vinho SBAV-MG e citado na categoria "Pessoa do Vinho Mais Influente" no Brasil em 2009 na Revista alemã Meininger´s Wine Business International juntamente com Marcelo Copello e Jorge Lucki.

Guia para grupos de visitação às principais regiões produtoras do mundo, tendo percorrido o Chile em 2006, Borgonha e Champagne em 2007 e 2016, África do Sul em 2008, Bordeaux em 2009, Piemonte e Toscana em 2010. Novamente Bordeaux em 2012, Alemanha em 2013, 2014 para o Marrocos e Andaluzia e em 2015 para Croácia, Eslôvenia e Aústria. 

Converse com o Márcio

Parabéns! Sua mensagem foi recebida.

PORTFÓLIO

Fotos de Adegas e Obra do Sargas: Coordenador da Reforma do Restaurante Sargas, instalado no Hotel Mercure Lourdes em BH/MG

bottom of page