top of page
  • Foto do escritorMarcio Oliveira - Vinoticias

VOLVER SINGLE VINEYARD 2014 - LA MANCHA - ESPANHA


A Espanha tem excelentes vinhos, alguns icônicos, como o Vega Sicilia Único, além dos famosos Jerez. Denominações como Rioja, Ribera del Duero e Jerez, se confundem como sinônimos de “vinhos espanhóis”, o que não deveria ser verdade. Existem outras D.O. que acabaram ficando em segundo plano, embora tenham qualidade e diversidade que as permitem disputar, ombro a ombro, com os rótulos mais conhecidos internacionalmente. A proposta da jovem Bodega Volver é justamente esta: resgatar Denominações de Origem (D.O.) meio esquecidas e trazê-las, assim como suas castas autóctones, algumas plantadas em sistemas pouco usados hoje em dia como o Globet ou Vaso, para um lugar de destaque no mundo do vinho. Fundada em 2004 por Jorge Ordoñez e Rafael Cañizares, tem por filosofia retornar aos cultivos e elaborações tradicionais, com foco na produção de vinhos nas seguintes Denominações de Origem: La Mancha, Alicante e Jumilla. Seus vinhos têm qualidade reconhecida internacionalmente e sempre obtém pontuações expressivas nas avaliações das principais publicações especializadas e de reconhecidos grandes críticos. Desde a primeira vinificação que seus produtos chamaram a atenção. A busca por vinhedos antigos, baixa produtividade e uma cuidadosa produção, literalmente artesanal, a cargo do Enólogo Rafael Cañizares, mostrou ser o caminho a ser seguido. Acima de tudo, respeitam o consumidor com preços totalmente acessíveis e qualidade indiscutível. Alguns de seus rótulos já se destacam no cenário internacional, obtendo excelentes pontuações na opinião do respeitado Guia Peñin, da Wine Spectator e da Wine Advocate, de Robert Parker: – VOLVER TEMPRANILLO SINGLE VINEYARD 2014 – Guia Peñin: 93 /Robert Parker: 92.

Notas de Degustação: Segundo Parker: “O 2014 Volver Single Vineyard vem de uma parcela de videiras plantadas em 1957, chamado Finca Los Juncares. É 100% Tempranillo com 15 meses de carvalho francês e engarrafado sem filtração. O vinho opaco de cor violeta tem um corpo cheio, mostrando notas tostadas misturadas com blackberry e cassis. É uma beleza – um vinho no melhor estilo internacional. Versão moderna do Tempranillo para beber nos próximos 5-6 anos (2016-2022). Na minha observação o vinho é de um rubi escuro. O nariz surpreendentemente aromático mostra aromas de frutas escuras, notas florais e de ervas, bem como um toque doce de baunilha, que se refletem no paladar vivo e suculento. Os taninos macios no pladar que confirma as qualidades dos aromas, fazem deste vinho um belo exemplo da vinicultura moderna espanhola.

Estimativa de Guarda: Já pode eber, mas se o Parker diz que pode guardar até 2022, ainda vai aguentar mais 5 anos fácil.

Notas de Harmonização: ótimo com carnes e embutidos (de preferência espanhóis). Servir entre 16 e 18°C.

Onde comprar: EM BH: CASA RIO VERDE. End. Praça Marília de Dirceu, 104- Lourdes - BH/MG- Tel.: (31) 3275-1237. Há mais endereços disponíveis.

41 visualizações
bottom of page