top of page
  • Foto do escritorMarcio Oliveira - Vinoticias

PIEROPAN SOAVE CLASSICO LA ROCCA 2008 – VÊNETO - ITÁLIA


A algumas milhas a leste de Verona - cercado pelas paredes originais da cidade e dominado por sua fortaleza medieval - a antiga comuna de Soave tem uma qualidade atemporal e intemporal sobre isso. No coração da cidade velha fica a casa dos Pieropans, o histórico Palazzo Pullici, construído em 1460 e comprado por Leonildo Pieropan, Senior, em 1890. Leonildo, além de desenvolver sua adega, “inventou” o Recioto de Soave.

Depois de assumir a adega em 1970, o jovem Leonildo comprou gradualmente alguns dos melhores terroirs de maior elevação na denominação: ao lado do monte Calvarino e La Rocca, que ele herdou e aumentou, a propriedade gradualmente se expandiu para incluir outros vinhedos da encosta - Pigno Becco, Boiolo, Tondo, Palestrello, La Santa. Em todos eles Nino dedicou uma vasta e inovadora gestão de vinhas e os critérios de qualidade mais rigorosos e orgânicos.

Em 2003, Nino comprou a requintada Villa Cipolla Pellegrini do século XVIII em Tregnago, com uma pequena vinha de 1,2 hectares.

Em 2005, toda a adega foi construída no subsolo, abaixo da vila. Em setembro de 2010, o primeiro Pieropan Amarone já foi lançado, também da nova propriedade em Valpolicella. Este é um excelente solo para os tintos: terreno argiloso e calcário (mais de 30% calcário) com exposição total do sul. Nas palavras de Andrea Pieropan, “percebemos que este solo poderia dar aos vinhos uma grande quantidade de elegância e finesse.

Notas de Degustação: No caso deste Soave La Rocca, a colheita seletiva e extremamente tardia no final de Outubro e algumas vezes no começo de Novembro. Desengace e suave prensagem pneumática, com separação do mosto flor, que decanta a baixas temperaturas por 2 dias. Início da fermentação em tanques de inox e parte em toneis de carvalho de 500 litros a 20°C. Amadurecimento em toneis e em grandes “botti” por um ano. Permanência de 4 meses em garrafa antes de sair ao mercado.

Notas de Degustação: Amarelo, já dominado pelo dourado. Aromas complexos, com profusão de frutas tropicais, menta, notas florais e toques minerais. Delicioso ataque em boca, cremoso, untuoso, num vinho de corpo e com afiada sapidez. Fim-de-boca longo e quase um vinho de reflexão. Feito 100% a partir da uva Garganega proveniente de um vinhedo específico La Rocca, antigo nome de uma fortaleza medieval próxima ao castelo Scaligero di Soave. Matura 12 meses em toneis de carvalho francês (500L), média tostadura, para 60% do vinho, o restante em “botti” de 2.000 litros.

Estimativa de Guarda: 15 anos de guarda, mas bebido aos 9 anos está em um grande momento.

Notas de Harmonização: Tagliolini vongole e funghi porcini (Massa fina, rica em ovos, envolvida por vongoles e suave creme de cogumelos porcini); Vieiras gratinadas; Carpaccio de lagostins temperado com azeite, menta fresca e pinoli; Lumachi di terra al gratin (Caracois gratinados com ervas frescas, manteiga e alho). Servir entre 10 e 12°C.

Onde comprar: Em BH - Enoteca Decanter - Rua Fernandes Tourinho, 503 – Funcionários – Belo Horizonte / MG. Telefone: (31) 3287-3618.

32 visualizações
bottom of page