top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

Saignée: um rosé diferente de tudo!


Saignée significa "sangrar", mas é usado também para descrever um processo de produção de vinhos rosé. O método de sangria envolve macerar, por um curto período, parte das uvas tintas com as cascas para tingir o mosto.

Porém o que torna o Saignée um estilo único de vinho rosé é a sua audácia e cor vibrante, um tom mais escuro do que qualquer outro vinho rosé. Se você não é muito fã do tradicional rosé, daqueles que tem uma cor muito clara, talvez você goste dos produzidos através desse método.

Em todos as regiões em que se produzem grandes tintos, você irá encontrar o Rosé de Sangria, , ou Saignée. Geralmente o Saignée representa 10% ou menos da produção de vinhos tintos de uma vinícola, e portanto a maior parte é vendida na própria adega!

Algumas recomendações:

- Sirva gelado numa temperatura entre 8 a 10ºC para os mais leves (em geral feitos a partir da Pinot Noir, Grenache, Cinsault e Merlot) e 10 a 12ºC para os mais encorpados (feito com Tempranillo, Syrah, Malbec e Cabernet Sauvignon).

- A maioria dos Saignée são ótimos como aperitivos, ou para acompanhar pratos leves. Ficam muito bem com peixes, carnes magras, massas e pizzas, camarões, lulas, frios e embutidos. Também são ideais para acompanhar a clássica paella.

Alguns Rótulos para provar:

- Prado Rey Rosado, Santa Digna Cabernet Sauvignon Rose, Aquitânia Rosé, Casal Garcia, Santa Cristina Rosado, C´est la Vie Rosé de Syrah, Crios Rosé de Malbec Susana Balbo, Villa Francioni Rosé.

288 visualizações
bottom of page