• Márcio Oliveira

INSOLENTE GRACIANO 2015 – RIOJA - ESPANHA


A uva Graciano é típica de Rioja, considerada por muitos a melhor uva da região (até mesmo acima da Tempranillo, que é a variedade tinta mais cultivada na Espanha). Também é conhecida por outros nomes, como Tinta Miúda e Monastrel. Além da Espanha (Rioja e Navarra), a uva Graciano é encontrada na França (Languedoc-Roussillon), na Argentina, nos Estados Unidos e na Austrália.

Considerada uma uva de difícil plantio e propensa a doenças, os rendimentos da Graciano apresentam números pequenos. O período de amadurecimento dessa variedade é longo, tornando difícil sua adaptação em regiões com climas mais frios. Por outro lado, este prazo de maturação é responsável por adicionar maior complexidade de sabores e aromas e somente uvas completamente maduras garantem sua plena expressão.

Seus vinhos costumam ser ricos em acidez e, às vezes, bastante tânicos, garantindo guarda com excelente qualidade. Em Rioja, onde a maior parte dos vinhos tintos são envelhecidos em barris de carvalho, eles costumam ser aromáticos, com notas de baunilha e especiarias doces – as marcas dos vinhos tintos envelhecidos em madeira.

Durante o século XX, muito produtores da região de Rioja substituíram as vinhas da uva Graciano por uvas internacionais, consideradas como “uvas mais elegantes”, entre elas encontram-se as castas Tempranillo e Cabernet Sauvignon. Hoje em dia está presente em alguns dos melhores vinhos espanhóis.

Este vinho é produzido pela Bodegas Mateos, a partir de videiras de 20 anos de idade média, plantadas no vinhedo de 6 hectares da Finca El Coscojar, localizado nas encostas do rio Ebro, com orientação leste-oeste, para evitar excesso de insolação nas tardes quentes da região, visto que a variedade é muito sensível à queimaduras solares. As temperaturas neste verão em Rioja chegaram a 44ºC !. O vinho amadurece por 5 meses em barricas novas de carvalho francês.

Notas de Degustação: Cor rubi de bela intensidade, com aroma inicial defumado que lembra bacon. Num segundo momento aparecem as notas florais e especiarias doces como baunilha, alcaçuz e canela, mostrando a fruta escura e madura no final. Deliciosamente complexo, a boca tem excelente frescor, taninos macios com notas de cereja e chocolate. O corpo é médio e mostra um final persistente.

Estimativa de Guarda: Minha recomendação é favorecer ao caráter jovial do vinho. Mas aguenta fácil 5 anos de guarda e neste caso vai mostrar uma paleta mais evoluída de aromas e sabores.

Notas de Harmonização: um vinho versátil, vai bem com cozinha espanhola como paella, carnes vermelhas, queijos manchegos ou mesmo os frescos como Brie ou Camembert.

Onde comprar: Em BH – Em BH – Antonio Salles - (31) 99615-2860.E-mail: sallesmoreira@terra.com.br

#insolentegraciano #salles #bodegasmateo #espanha #lamancha

79 visualizações

Receba o Vinoticias toda semana!

por MÁRCIO OLIVEIRA

O que é o VINOTÍCIAS...

O VINOTÍCIAS foi criado por Márcio Oliveira, com o intuito de disponibilizar em um único espaço dicas de vinho, enogastronomia, eventos, roteiros de viagens e promoções. Inicialmente era disponibilizado na forma de uma newsletter para alunos, ex-alunos e amantes do vinho, com o crescimento do mercado e o amadurecimento do projeto a necessidade de um espaço maior para tantas informações se fez necessário e assim surgiu o blog e o site.

  • w-facebook
  • White Instagram Icon

© 2017 Vinotícias. Criado por Action Digital Midia

Belo Horizonte | Minas Gerais