top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

CATENA ZAPATA NICASIA VINEYARD MALBEC LA CONSULTA 2009 – MENDOZA - ARGENTINA


Localizado ao sul, na área de Altamira em La Consulta, o Nicasia Vineyard é a única vinha de Malbec feita com seus próprios clones - “as estacas de Catena”. O Nicasia é elaborado com a primeira fileira do vinhedo Altamira, plantada em pé franco em uma altitude de 1.180m.

Uma vez colhidas, as uvas são fermentadas em barricas novas de carvalho francês de 225 a 500 litros; 10% de cachos inteiros e 90% com os bagos de uva. As uvas, manualmente despejadas nos barris, fermentam por 15 dias, atingindo uma perfeita integração fruta/madeira. A baixa temperatura de fermentação é uma estratégia para maior extração de componentes aromáticos, complementados pelas tarefas de remontagem manual para extração suave e suave de sabores e taninos. A fermentação alcoólica e malolática em barris favorece a precipitação de resíduos e sedimentos.

Após o período de fermentação, o vinho é envelhecido por 18 meses em barricas de carvalho francês. Em seguida, é armazenado em garrafa por 24 meses, antes da sua liberação no mercado. Muita gente pergunta sobre os DV Catena de vinhedo único - Adrianna e Nicasia - que são as versões produzidas para o mercado interno argentino dos consagrados e premiados Catena Zapata Malbec Nicasia e Adrianna. A grande diferença entre as duas linhas é a vinificação: enquanto os potentíssimos Catena Zapata Malbec são maturados 18 meses em barricas de carvalho 150% novas - permanecem em barricas novas por um tempo e depois, 50% do vinho é transferido para outras barricas novas - a linha DV é maturada 24 meses em barricas “apenas” 100% novas. São impressionantemente intensos, mas mais macios e sedosos que os vinhos elaborados para exportação. O DV Nicasia, logo em sua primeira edição, conseguiu o impressionante feito de ser eleito como o melhor vinho entre todos os argentinos e chilenos provados na edição de 2010 do respeitado guia Descorchados! Um conquista realmente notável, que tornou o tinto uma celebridade instantânea - verdadeiro objeto de culto dos enófilos sul-americanos (os únicos que podem comprar o vinho).

Notas de Degustação: Rubi intenso, profundo, com leve halo de evolução. Nariz complexo que combina fruta madura como groselha e cereja, com notas florais e de especiarias, chocolate, minerais e alcaçuz. Na boca o vinho é untuoso, encorpado, complexo, cremoso, com uma textura de taninos macios, sedosos. Os sabores muito maduros e de especiarias garantem um vinho com grande persistência, e final vibrante e que convida rapidamente a um prazeroso segundo gole.

Guarda: bebido em 2017, o vinho já se mostrava pronto, mas a guarda sugerida pela Bodega vai além dos 10 anos.

Notas de Harmonização: vai bem com carnes vermelhas grelhadas, carnes de caça, pratos de carnes assadas, queijos com média maturação.

Temperatura de Serviço: 17 a 18ºC por conta da evolução.

Onde comprar: Compartilhado numa degustação entre amigos. Pode ser comprado em BH na MISTRAL - Rua Cláudio Manoel, 723 - Savassi - BH. Tel.: (31) 3115-2100.

280 visualizações
bottom of page