• Vinotícias

GABA DO XIL GODELLO 2015 – TELMO RODRIGUEZ – VALDEORRAS – ESPANHA


A Godello é uma uva presente no noroeste da Espanha (na região da Galicia), e que em Portugal corresponde a uva Gouveio. Praticamente extinta na década de 70 na Espanha, sobreviveu graças aos esforços dos produtores. A videira é vigorosa, mas de baixa produtividade. Cria vinhos com boa relação entre acidez álcool. Seus vinhos lembram os Chardonnays da Borgonha sem passagem pela madeira. E quando seus vinhos passam pelas barricas, lembram os Chardonnays da Califórnia. A região de Valdeorras na Espanha é considerada a expressão máxima de sua elegância. Valdeorras, pouco conhecida região da Galícia, no noroeste da Espanha, tem vinhas plantadas em terraços íngremes, protegidos da influência do oceano Atlântico por uma cadeia de montanhas.


Além de vinhos comerciais produzidos com a uva Garnacha Tintorera (Alicante Bouschet), com vinhedos de alta produtividade, alguns bons produtores resgataram a casta Godello, que foi quase totalmente devastada pela filoxera na região. A uva Mencia, famosa pelos vinhos elegantes da região de Bierzo, origina aqui vinhos tintos expressivos e cheios de fruta, deliciosamente fáceis de serem bebidos.


O Gaba do Xil é fruto de videiras velhas de Godello, plantadas em solos de granito em encostas íngremes. O vinho é fermentado em aço inoxidável com leveduras nativas. O ano de 2015 foi quente, e o calor extremo provocou um bloqueio nas plantas e o amadurecimento acabou sendo atrasado.


Notas de Degustação: De linda cor amarela clara com reflexos dourados, cristalino. No nariz mostra toque floral e mineralidade, expressando uma grande elegância. O paladar repete os aromas no sabor, num vinho harmônico, muito gostoso e fácil de beber.


Estimativa de Guarda: Creio que está num grande momento e pode ser guardado por mais um ano.


Reconhecimentos Internacionais: RP90


Notas de Harmonização: Um vinho de corpo leve para médio, excelente para acompanhar pratos leves, peixes, frutos do mar e carnes brancas.


Serviço: servir entre 7 e 9ºC.


Em BH: MISTRAL - Rua Cláudio Manoel, 723 - Savassi - BH. Tel.: (31) 3115-2100.

7 visualizações