top of page
  • Foto do escritorVinotícias

SERÁ QUE A GRENACHE PODE VIR A SER UM FENÔMENO MUNDIAL?

A uva Grenache prospera em todo o mundo graças à sua natureza saudável e sua versatilidade para cortes de vinhos. Para muitos amantes de vinhos, ela tornou-se sinônimo de vinhos no melhor estilo do Rhône, particularmente os de Châteauneuf-du-Pape, onde ela reina.

Neste canto histórico do sudeste da França, os cortes de vinhos baseados principalmente em Grenache, geralmente apresentam sabores de frutas vermelhas e níveis mais altos de álcool.


A adaptabilidade desta casta a fez viajar para longe e apesar de ser uma das uvas mais amplamente plantadas da Austrália há mais de um século, os produtores de vinho do país cortaram laços com a Grenache no passado recente. Houve um tempo em que muitos produtores nem sequer listavam a uva nos rótulos dos vinhos por medo de assustar os consumidores que esperavam Shiraz.


Mas os produtores de vinho estão renovando o interesse pelo potencial dessa uva novamente, especialmente na McLaren Vale. Os verões quentes da "Vale", os invernos amenos, a baixa umidade e a brisa do mar fazem desta região vinícola um lugar privilegiado para produzir rótulos excepcionais.


Na Espanha, de onde esta uva é originária, a uva é chamada Garnacha. Ali, os principais vinhos tendem a ter uma estrutura robusta com sabores de frutas escuras. Na Sardenha, a uva é chamada Cannonau e é o principal tinto e os vinhos podem variar de secos de corpo leve a vinhos complexos e estruturados.


A Grenache também encontrou o seu lugar na vinicultura dos Estados Unidos, onde os produtores da Costa Central da Califórnia estão produzindo bons vinhos a partir desta uva. Embora a Grenache nem sempre tenha sido popular na região, hoje os produtores estão produzindo vinhos deliciosos como fizeram com a Pinot Noir, hoje uma das principais garrafas expostas nas prateleiras da região.


A Grenache também se desenvolve bem em Washington e em partes do Oregon, onde oferece exemplos poderosos da variedade que alcançou o status de vinhos de no “estado de arte”.


Assim como o “Malbec Day”, ou a “Semana do Jerez”, os produtores estão cada vez dando mais conteúdo ao “Grenache Day”. Mas você não precisa esperar por um “Grenache Day”, para provar um belo vinho. Há várias boas opções por estas regiões que comentamos!!! Saúde !!!

122 visualizações
bottom of page