top of page
  • Foto do escritorMarcio Oliveira - Vinoticias

TOP 11 VINÍCOLAS EM MENDONZA


Seguindo com a nossa DICA DE VIAGEM a MENDOZA, selecionei algumas das vinícolas mais procuradas pelos brasileiros e explico um pouco sobre cada uma delas, suas histórias e o porque da sua importância na industria do vinho argentino. Boa leitura!

TOP 11 VINÍCOLAS EM MENDOZA

As vinícolas mais procuradas pelos brasileiros

Com clima seco e terras de boa qualidade, Mendoza, no meio da Cordilheira dos Andes, produz 70% dos vinhos argentinos. A região tem cerca de 1.200 vinícolas, onde é possível degustar bons rótulos e até mesmo fazer uma visita guiada aos vinhedos, percorrendo os chamados “Caminhos do Vinho”. Apresentamos aqui as principais vinícolas escolhidas pelos visitantes brasileiros:

Norton

A vinícola Norton foi a primeira a se instalar ao sul do rio Mendoza em 1895, quando o inglês Edmund J. P. Norton plantou suas videiras, fascinado com o local. Um século depois, a mesma fascinação levou o empresário Gernot Langes Swarovski (conhecido no ramo dos cristais) a comprar a vinícola, que ganhou grande impulso sob seu comando. Com sua própria marca e nome, é a vinícola número um da Argentina em exportação de vinhos de alta qualidade. A vinícola combina produção quase artesanal com alta tecnologia. Na atualidade, a Norton é uma das vinícolas líderes e tradicionais de maior trajetória na Argentina e com presença nos principais mercados do mundo.

Catena Zapata

A vinícola Catena Zapata é uma das mais conceituadas da região. Não só pelo seu volume de exportação, mas pela qualidade de sua produção. O trabalho pioneiro de Nicolas Catena, um dos mais astutos empresários na indústria de vinhos do país transformou a marca Catena em um moderno ícone da Argentina. Tal feito foi conseguido concentrando os esforços na qualidade, principalmente nos vinhedos, depois de identificar os micro-climas mais favoráveis para cada tipo de uva e seus respectivos clones.

Por ser muito procurada é melhor fazer reserva antes de ir, sob pena de chegar a Bodega e não se obter a visita.

Ruca Malen

A Ruca Malen é um espetáculo para os sentidos. Um prédio belíssimo, moderno, funcional, com um enorme gramado à frente. Aqui se destaca o belo almoço de cinco pratos servidos com seis vinhos (o último prato vem com dois vinhos, para fazer a prova e escolher o melhor, incluindo seu vinho top Kinien). Os pratos são servidos em uma sala com uma varanda que tem uma vista fantástica para a Cordilheira, onde se destacam os picos El Plata e Tupungato. O interessante é perceber a harmonização entre os pratos e vinhos degustados. Uma experiência sensorial imperdível que deve ser vivida.

Família Zuccardi

A Familia Zuccardi é uma das principais vinícolas da Argentina e seu diretor José Alberto Zuccardi um dos maiores responsáveis pelo sucesso do vinho argentino no mundo. Vem dele o projeto de inovação da vinícola, que desde a década de 90 percebeu que deveriam oferecer produtos mais leves e aromáticos, adaptando-se assim ao gosto do novo consumidor do vinho. Esse espírito corajoso e inovador mostrou caminhos importantes, pois mantêm o nível de excelência nos seus vinhos, que se hoje parece uma miragem, há 40 anos era somente um sonho.

Viña Cobos

Viña Cobos é bastante conhecida no “mundo do vinho”, mas mais conhecido mesmo é o seu enólogo, o Sr. Paul Hobbs. Paul é sócio do Luis Barraud nesse projeto, que tem como objetivo mostrar todo o potencial e qualidade do vinho argentino. Os vinhos são simplesmente fantásticos. Da mesma forma que vem ocorrendo nos últimos anos, todos os rótulos dos distintos segmentos da vinícola receberam qualificação maior que 90 pontos. Tais pontuações foram concedidas pela Wine Advocate, as quais colocaram a vinícola como a melhor vinícola argentina de 2010.

Luigi Bosca

A família Arizu orgulha-se de uma tradição de mais de cem anos, nos quais vem trabalhando para aprimorar sua técnica, além de observar e compreender a natureza, dando origem assim à sua visão do vinho. Desta forma nasce o compromisso não só de melhorar, colheita a colheita, mas também de compreender o que desejam os que escolhem seus vinhos. O futuro da Vinícola Luigi Bosca é um desafio, como o de todos, e o presente é uma combinação entre trabalho diário e construção de novas idéias, pensadas antecipadamente. Assim é a Vinícola Luigi Bosca e assim foi concebida pela Família Arizu. E é desta forma que para eles a história recomeça todos os dias, porque aqui o passado é sempre um prefácio.

Terrazas de los Andes

A vinícola Terrazas de los Andes foi a primeira subsidiária da Chandon fora da França. Sediada aos pés da Cordilheira dos Andes, em Luján de Cuyo, a vinícola Terrazas de los Andes, que preserva as raízes argentinas e simboliza a cultura vitivinícola do país em grande estilo. Tornou-se especialista em vinhos super Premium elaborados em altitudes elevadas, ideais para o cultivo de cada variedade - entre 600 e 1600 metros acima do nível do mar - e é conhecida por oferecer consistência e qualidade em seus produtos, sempre com a mesma excelência, independente da safra. Deixaria como última opção ! Os brasileiros amam a marca Chandon, mas em matéria de vinícolas há opções muito melhores.

Achaval Ferrer

Fundada em 1998 no distrito de Perdriel, Luján de Cuyo, a vinícola Achaval Ferrer é líder na área dos vinhos Malbec. Na lista dos vinte melhores Malbec da Argentina, ela ocupa a ponta. Em 2009, foi classificada como a “Vinícola do Ano 2009″ pela revista americana Wine & Spirits. Este pequeno produtor argentino pode ser classificado como boutique, pois produz em pequenas quantidades. Além disso, seus enólogos são famosos pelo sucesso de seu trabalho na Argentina, focado em extrair a melhor uva que um determinado terreno pode produzir.

Seus vinhos, produzidos em pequenas quantidades (em comparação com grandes Bodegas) são espetaculares e sempre obtêm grandes pontuações de críticos de vinhos como Robert Parker.

Salentein

Localizada no Valle de Uco, a vinícola Salentein foi a primeira a investir em plantações de uva na região. Hoje, produzem 5 milhões de litros de vinho por ano e 50% da produção é exportada. Além dos vinhos, destaque para a união de arquitetura e arte projetada no local. Todos os ambientes e fachadas surpreendem pela estética, além das exposições de arte instaladas na vinícola. O local em que os barris são armazenados está projetado de maneira circular, como um anfiteatro e no centro há uma rosa dos ventos, apontando para os pontos cardeais.

Os vinhos da Salentein provêm de três "fincas" (fazendas): El Portillo, La Pampa e San Pablo, situadas em altitudes e com solos e orientações diferentes. Eles tem se mostrado dos mais confiáveis da Argentina no conceito de "vinhos reserva".

Na minha opinião: IMPERDÍVEL. E tem um restaurante formidável.

O.Fournier

Os vinhos de O. Fournier tem como característica a elegância e a pureza e o que os distingue é o terroir, esta entidade abstrata com fundamentos concretos no solo, clima e local. Parte dos vinhedos está plantada no sistema argentino moderno e outra no espanhol, em que as vinhas saem em arbustos e se sustentam sem necessidade de fios.

A vinícola surpreende pela arquitetura, fantástica, premiadíssima, muito funcional e confortável. A vinícola é uma das melhores e mais conceituadas, com altas notas da Wine Spectator. A O’Fournier é considerada a maior especialista em Tempranillo na Argentina e, além disso, elabora vinhos cheios de estilo.

Outra Bodega digna de ser visitada, ainda mais para quem gosta de arquitetura.

BELASCO DE BAQUEDANO

Engana-se quem pensa que todas as bodegas de Mendoza são iguais. A Belasco de Baquedano é um dos melhores exemplos disso. Entre as mais de 1.200 bodegas, a Belasco oferece um atrativo que nenhuma outra tem: a única sala de aromas da América Latina.

Eles tem um restaurante excelente e esta Sala de Aromas vale pela visita. A Bodega em si tem boas instalações, seus vinhos Tops (Swinto) são muito bons, mas praticamente desconhecidos no Brasil.

Boa viagem, Grande Abraço para vocês,

Márcio

305 visualizações
bottom of page