top of page
  • Foto do escritorMarcio Oliveira - Vinoticias

ROCA DELLE MACÌE SER GIOVETO 2010 IGT – TOSCANA - ITÁLIA


A Cantina Rocca dele Macie esta localizada em Castellina in Chianti, e produz uma gama sensacional de vinhos desde seus deliciosos Chiantis até seus super Toscanos, em que o destaque é o Ser Gioveto, com a Sangiovese como casta predominante.

Em 1973 Italo Zingarelli realizou seu sonho com a compra da propriedade “Le Macìe”, de 85 hectares, localizada no coração da zona do Chianti Classico. Após mais de 30 anos o negócio prosperou e se ampliou.

A colheita é manual, com fermentação tradicional com maceração por 14 dias. Trasfega às barricas para o término da fermentação em barricas de carvalho. Corte e engarrafamento.

O Ser Gioveto foi concebido em 1985 por Italo como uma homenagem ao seu filho Sergio, que começou a trabalhar ao lado dele no comando da vinícola naquele ano. O nome é também uma referência ao nome arcaico de Sangiovese - ‘Sangioveto’ - que foi a uva principal escolhida para fazer o novo vinho. 10% Cabernet Sauvignon e 10% Merlot são misturados com a nobre uva toscana para criar um vinho de grande estrutura e caráter, produzido a partir de uma seleção de uvas finas da adega.

O envelhecimento em barricas de carvalho francês por 9-14 meses enriquece a complexidade aromática do vinho com maior sensação de equilíbrio e elegância.

Notas de Degustação: Cor rubi ainda profunda, com aromas de compota de amora e cereja, toques tostados e de especiarias, café e tabaco, num conjunto bem integrado e com boa intensidade. No paladar ainda mostra taninos que não chegam a incomodar, acidez moderada, corpo robusto, e com final prazeroso e persistente. Vale a pena ter uma segunda garrafa. Um corte de 80% Sangiovese, 20% Merlot e Cabernet Sauvignon com amadurecimento por 14 meses em barricas novas de carvalho francês.

Reconhecimento Internacionais: RP 90 I WS 89 I GAMBERO ROSSO: 2 bicchieri

Estimativa de Guarda: Pronto para beber, mas aguenta 10 anos de guarda.

Notas de Harmonização: Pappardelle ao ragù de javali ou lebre; Risotto de faisão com funghi; Salsiccia e fagioli (Linguiça toscana estufada com feijões brancos, sálvia e tomates maduros); Guisado de cordeiro com azeitonas pretas e louro; Piccione tartufato (Pombo recheado com trufa). Servir entre 16 e 18°C.

Onde comprar: Em BH - Enoteca Decanter - Rua Fernandes Tourinho, 503 – Funcionários – Belo Horizonte / MG. Telefone: (31) 3287-3618. ROYAL VINHOS - Loja Cruzeiro - Uma tradicional adega, localizada no Mercado do Cruzeiro. End.: Rua Ouro Fino, 452 - Lojas 22 e 23 / Bairro Cruzeiro - Mercado Distrital – Tel.: (31) 3281-3539 - Belo Horizonte | MG.

50 visualizações
bottom of page