• Vinotícias - Marcio Oliveira

BODEGAS DE LAS ESTRELLAS ADOTA ROLHA DE CANA DE AÇÚCAR


Entre as Bodegas que visitei na Espanha, uma delas me surpreendeu com a notícia que no ano que vem passará a utilizar rolhas de cana de açúcar. Entre as várias novidades no setor de tampas para garrafas, esta é mais uma.

Mas o que vem a ser uma rolha de cana de açúcar?

Na realidade é uma rolha sintética feita a partir de um polímero obtido a partir da cana de açúcar. As rolhas sintéticas trazem algumas vantagens para os produtores de vinhos uma vez que podem atender a um grau científico de transferência de oxigênio. Os materiais podem ser produzidos com várias densidades, a partir de várias substâncias. Com o passar do tempo, os aspectos positivos superam os negativos, lembrando ainda que por ser sintético o material utilizado na fabricação, os vinhos nunca correrão os risco de danificação da rolha natural.

Outra vantagem no armazenamento neste caso, é que a garrafa pode ser guardada de pé, já que não requer a umidade do vinho para manter a integridade da rolha. É uma vedação hermética e antibacteriana.

O projeto deste tipo de rolha foi desenvolvido pela empresa Nomarcorc e iniciado em 2013. O teste foi efetuado pela vinícola norte americana Avalon Winery, com resultados positivos. A vedação é indicada para vinhos de consumo a curto prazo, realçando cada vez mais o seu frescor, próprio da juventude.

#rolha #espanha #bodegasdelasestrellas

31 visualizações