top of page
  • Foto do escritorMarcio Oliveira - Vinoticias

“PRIMÓRDIOS DA HISTÓRIA DO VINHO NA FRANÇA”

A produção de vinhos na França remonta ao século V antes de Cristo e foi introduzida no sudeste do país pelos etruscos, um antigo povo da Itália, revela pesquisa arqueológica publicada nos Estados Unidos.

Esta forma primitiva de vinho era misturada a alfavaca, tomilho e outras ervas, e, provavelmente, utilizada para fins medicinais, em especial entre os ricos e poderosos, antes de se tornar uma bebida popular, segundo o artigo publicado nos Anais da Academia Nacional de Ciências (PNAS, sigla em inglês).


Os romanos trouxeram, mais tarde, conhecimento da viticultura da Grécia e da Itália. Os romanos plantavam vinhedos e construíram lagares, abrindo caminho para séculos de vinificação na França. Acredita-se que o vinho era conhecido pelos antigos povos celtas da Gália antes da conquista romana, confirmando a ideia de que foram os etruscos que introduziram o gosto pelo vinho na região, com registros mostrando que a produção de vinho já estava bem estabelecida quando Roma conquistou a Gália em 52 a.C. A evidência arqueológica mais antiga encontrada até agora é uma jarra decorada, datado de cerca de 300 a.C, encontrado perto de Nantes, na França.

Em 525 a.C, o povo de Lattara, na costa do Mediterrâneo, perto de Montpellier na França atual, eram celtas nativos da França. Eles falavam uma língua relacionada ao galês e gaélico e gostavam de cerveja ou de hidromel, bebida fermentada, talvez. Um edifício em sua cidade murada alojava comerciantes etruscos, povo de uma civilização pré-romana em torno da Toscana. Convenientemente para os arqueólogos que foram escavando o local desde o início de 1980, esse prédio desabou em 475 a.C, enterrando as mercadorias dos comerciantes sob as paredes quebradas e telhado. Muitas de suas ânforas foram esmagadas no local. Estes vasos de cerâmica eram usados para transportar e armazenar todos os tipos de mercadorias, incluindo frutos secos, azeite de oliva e vinho.


Arqueólogos se perguntam se estas foram provavelmente ânforas usadas para o transporte do vinho, em parte, porque eles parecem ter piche no seu interior, que se dissolve em azeite. O antropólogo e arqueólogo Benjamin Luley, então um Ph.D. estudante da Universidade de Chicago, em Illinois, estava interessado em compreender como a vida dos povos celtas mudou após a conquista romana. Ele estava trabalhando no local, enquanto as ânforas eram escavadas e recolheu amostras dos únicos com resíduo visível na parte inferior. Depois de 2.500 anos ou mais no chão, as bases não estavam super limpas. “Nós, na verdade, mantivemos a sujeira porque queríamos analisar a sujeira, também, como uma espécie de controle “, diz Luley.


Ele e seus colegas também deram um passo incomum para o seu campo de cerâmica centralizada: amostragem de uma prensa de calcário do tamanho de uma mesa, de um tipo que poderia ter sido para prensar azeitonas ou uvas, a partir de 50 anos ou mais, após a destruição do edifício. Está em exibição em um museu próximo ao local. Luley e outro pesquisador tomaram um cinzel de pedra e cuidadosamente rasparam uma área de cerca de 5 centímetros quadrados na parte externa do artefato, com alguns milímetros de profundidade.


As amostras foram enviadas para os Estados Unidos para análise química. Pesquisadores liderados pelo arqueólogo biomolecular Patrick McGovern, da Universidade da Pensilvânia analisaram as amostras de compostos, incluindo o ácido tartárico, um produto químico que é encontrado em uvas e outras frutas e muitas vezes é usado para mostrar que o vinho estava presente. Os métodos incluíram espectrometria de cromatografia de massa líquida, feito em equipamentos “state-of-the-art” no laboratório Bureau de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos em Beltsville, Maryland, que é normalmente utilizado para a análise de drogas.


Os artefatos sugerem que a produção de vinho começou na França em 500 a.C., como resultado de tradições introduzidas pelos antigos etruscos. "Sabemos agora que os etruscos transmitiram à cultura mediterrânea do vinho aos habitantes do sul da França", disse Patrick McGovern, diretor do Laboratório de Arqueologia Biomolecular da Universidade da Pensilvânia, um dos principais autores do trabalho. Segundo McGovern, os etruscos criaram na França uma demanda crescente de vinho que apenas poderia ser atendida com o estabelecimento de uma viticultura local, provavelmente com vinhas e tecnologia procedentes da Itália.


"Esta confirmação da evidência mais antiga de viticultura na França é um passo essencial na compreensão do desenvolvimento da 'cultura do vinho' no mundo, nascida, provavelmente, há cerca de 9 mil anos nos Montes Taurus na Turquia e nos Montes Zagros no Irã". "A história de como a França passou a ter um papel destacado na cultura mundial do vinho está bem documentada, especialmente a partir do século XII, quando os monges cistercienses determinaram que Chardonnay e Pinot Noir eram as castas mais adequadas à Borgonha", destacou McGovern.


"Mas faltavam indícios químicos claros, combinados à dados botânicos e arqueológicos, para mostrar como o vinho foi introduzido na França e como deu origem a sua viticultura", e o sítio arqueológico de Lattara ofereceu respostas a estas perguntas.


Os pesquisadores analisaram três ânforas bem conservadas, entre as numerosas que encontraram nos bairros de comerciantes do antigo porto fortificado, datadas entre 525 e 475 anos a.C.. Pela forma e outras características, os pesquisadores concluíram que estes recipientes eram de fabricação etrusca, provavelmente da cidade de Cisra (atual Cerveteri), no centro da Itália. Estas ânforas continham resíduos de vinho e graças a técnicas químicas avançadas, como a espectrometria infravermelha, os pesquisadores detectaram sinais de ácido tartárico, um biomarcador para as uvas da Eurásia presentes no vinho do Oriente Próximo e da Bacia Mediterrânea.

Também detectaram componentes derivados da resina do pinheiro, assim como outras plantas aromáticas nativas, como alfavaca, alecrim e tomilho, o que sugere uso medicinal. Próximo aos muros de Lattara os pesquisadores também encontraram uma pedra calcária, de 425 anos a.C., que continha resíduos de ácido tartárico, o que revela que a pedra era utilizada para esmagar uvas. Nos locais onde as ânforas etruscas foram encontradas, foram encontradas muitas e muitas taças. Além disso, os restos de sementes de uva e caules foram encontrados nas proximidades, enquanto caroços de azeitona eram raros e, do lado de fora do assentamento, os arqueólogos escavaram até mesmo um vinhedo do terceiro século a.C.


Anotamos que os primeiros vestígios químicos conhecidos da produção de vinho foram encontrados em cerâmicas de 5.400 a 5.000 anos a.C. no sítio de Hajji Firuz, no norte do Irã. A produção e o consumo de vinho se estenderam ao Oriente Próximo e à Bacia do Mediterrâneo, integrando-se gradualmente na vida social e religiosa, conforme disse Patrick McGovern. Saúde!!! Aproveite para comentar se gostou ou não!!!


(Este artigo está baseado em material disponível na internet, e minhas considerações durante a prova dos vinhos e pesquisas).

bottom of page