• Vinotícias

DEPOIS DO VINHO E DO AZEITE, A ITÁLIA AGORA TAMBÉM TEM SEUS ”SOMMELIERS” DE ARROZ


De acordo com a organização nacional de arroz, a Itália produz cerca de 1,4 milhão de toneladas de arroz, que representa metade dos 2,8 milhões de toneladas produzidos em toda a União Européia. Ela já tinha sommeliers de vinho e azeite, e agora tem "sommeliers" de arroz.

"Nós ensinamos as pessoas a usar seus próprios sentidos, gostos e aromas, identificar e diferenciar os diferentes tipos de arroz", diz Massimo Biloni, co-fundador da empresa AcquaVerdeRiso que organiza esse treinamento.

Para iniciantes, os especialistas ensinam o cultivo do arroz, os diferentes tipos e seu uso na culinária ou o treinamento dos sentidos para avaliar o arroz.

"Estamos ensinando-lhes a calibrar seus sentidos no exame de arroz", diz Biloni, um "sommelier" de arroz. Segundo ele, existem 200 tipos de arroz na Itália, dos quais cerca de 100 são cultivados e cerca de 20 representam a maior parte da produção.

PIEMONTE, LOMBARDIA, VENETO

A empresa também oferece cursos especializados para pessoas que trabalham na indústria do arroz ou para cozinheiros, e treinamento mensal para manter as habilidades sensoriais. O certificado associado ao treinamento permite registrar-se junto a Ordem dos "Sommeliers" do Arroz.

A Itália cultiva arroz em mais de 210 mil hectares, principalmente nas regiões setentrionais do país, no Piemonte, Lombardia e Vêneto. A apresentação desses "sommeliers" de arroz ocorreu em Roma quando da celebração do 150º aniversário do Canal Cavour, construído no norte da Itália para irrigar os campos de arroz. (Fonte: Revue du Vin de France - 10/11/2017).

#arroz #itália #sommelier

23 visualizações
O que é o VINOTÍCIAS...

O VINOTÍCIAS foi criado por Márcio Oliveira, com o intuito de disponibilizar em um único espaço dicas de vinho, enogastronomia, eventos, roteiros de viagens e promoções. Inicialmente era disponibilizado na forma de uma newsletter para alunos, ex-alunos e amantes do vinho, com o crescimento do mercado e o amadurecimento do projeto a necessidade de um espaço maior para tantas informações se fez necessário e assim surgiu o blog e o site.

  • w-facebook
  • White Instagram Icon

© 2017 Vinotícias. Criado por Action Digital Midia

Belo Horizonte | Minas Gerais