top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

UM NOVO CAPÍTULO NA GUERRA ENTRE O CAVA CATALÃO E OS VINHOS ESPUMANTES NA ESPANHA


Longe do boicote ao consumo pelos espanhóis, do Cava catalão acalmar-se, a questão chega agora às primeiras páginas de notícias com a possível restrição de novas plantações de vinhas para produção de Cava nas regiões da Extremadura e Valencia.

O que está em jogo no momento é a aprovação de novos plantios dentro do Plano de Reestruturação de vinhedos para a produção de vinhos espumantes, regulados pela Denominação de Origem Cava.

Há uma forte pressão para o governo cancelar as autorizações pré-concedidas para novas vinhas uma vez que em função do boicote ao Cava Catalão, o consumo do espumante produzido nas regiões da Extremadura e Valencia tem visto um crescimento frenético.

A DO Cava tem um total de 36 mil hectares aprovados pelo Conselho Regulador, com uma forte concentração - no total de 29 mil deles, na Catalunha. Na Comunidade Valenciana há 4.000 hectares para produção de espumantes e na Extremadura, a área destinada a vinhos espumantes é de 1.400 hectares.

O Decreto Real sobre o plantio de novos vinhedos deve ser aprovado no Ministério da Agricultura no dia 15 de dezembro. Ninguém é capaz de dizer agora se haverá restrições ou não a novos plantios na Extremadura e Valencia.

31 visualizações
bottom of page