top of page
  • Foto do escritorMarcio Oliveira - Vinoticias

OS VINHOS DE RETSINA DA GRÉCIA


Segundo a História, as vinhas e o vinho apareceram pela primeira vez na Grécia, por volta de 4000 A.C., quando Dionísio, filho de Zeus, era o deus da vegetação e do vinho e era adorado com festas e eventos em várias ocasiões. Existem descrições detalhadas dos processos de produção de vinho em inscrições que datam de 2500 a.C.

Cultivado ao longo da costa do Mediterrâneo, o vinho foi cultural e economicamente vital para o desenvolvimento grego, sendo comercializado por todo Mar Mediterrâneo.

Segundo historiadores, o vinho da antiguidade era ingerido com água do mar e reduzido a um xarope tão espesso e turvo que tinha que ser coado num pano e dissolvido em água quente.

O vinho mais conhecido e bebido na Grécia, sobretudo no Verão, é o “retsina”. Criado pela adição de resina de pinheiro ao vinho branco durante a fermentação, resultando num sabor típico, às vezes servido com água gaseificada.

Este vinho deve ser tomado sem o pré-conceito de que foi fermentado com resina, caso contrário sua mente vai levá-lo a aromas de produtos de limpeza. Cabeça e taça abertas, vamos encontrar um sabor característico de alecrim que pode ser harmonizado com uma massa servida com molho de pesto, ou uma carne branca marinada com ervas.

Venha provar o vinho de retsina e mais outros criados a partir das 250 uvas cultivadas que retratam os aromas e sabores da Grécia e depois os da Turquia num Roteiro exclusivo para você entre o dia 26/ABR a 10.MAI.2019.

Participe do ENOGASTRO GRÉCIA & TURQUIA - VIAGEM E EXPERIÊNCIA CULTURAL E ENOGASTRONÔMICA.

INFOS & RESERVAS: Na ZENITHE TRAVELCLUB Consultoria e Operadora de Experiências EnoGastronômicas | Belo Horizonte | Tel: (31) 3225-7773 | Contato: fit1@zenithe.tur.br | http://zenithetravelclub.blogspot.com.br

153 visualizações
bottom of page