top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

ANTONIO SARAMAGO RESERVA TINTO 2017 – VINHO REGIONAL DA PENÍNSULA DE SETUBAL – PORTUGAL

Não é todo dia que se bebe um vinho de Antônio Saramago, considerado uma lenda do vinho português! Sua trajetória se mistura com o desenvolvimento da vitivinicultura lusitana contemporânea, sendo que no ano de 2020 se consagrou como o mais antigo enólogo de Portugal ainda em atividade!

Nascido em Vila Nogueira de Azeitão em 1948, e desde muito cedo demonstrou paixão pelo mundo do vinho, não sendo alheia a influência do seu pai, José Maria Saramago, adegueiro na empresa José Maria da Fonseca, durante 42 anos. Com mais de 200 prêmios conquistados, muitos dos seus vinhos têm sido sobejamente apreciados pela imprensa portuguesa e internacional da especialidade, destacando-se nesta última Jancis Robinson e Robert Parker.


Sua empresa foi fundada em 2002, tendo por base um sonho antigo do enólogo António Saramago de produzir os seus próprios vinhos, a empresa assenta em 3 pilares fundamentais: Qualidade, Identidade e Paixão. QUALIDADE: Porque num mercado tão competitivo, a qualidade é o fator crítico na escolha de um vinho por parte de um consumidor cada vez mais conhecedor e exigente. IDENTIDADE: Porque fazemos vinhos com identidade, representativos das suas regiões de origem, pois é a identidade que permite produzir vinhos com perfil e complexidade diferentes. PAIXÃO: Porque o que fazemos, fazemo-lo com paixão, e é essa paixão que nos permite continuar a fazer vinhos com alma.


Apesar de não possuir área de vinha própria, António Saramago consegue, devido à sua larga experiência no setor (mais de 50 anos trabalhando com enologia), descobrir novos vinhos de grande qualidade em pequenos produtores, culminando com a aquisição dos mesmos pela sua empresa após o processo fermentativo (que é seguido por si com o maior rigor e segundo as suas diretrizes), estagiando posteriormente em pipas de carvalho americano e francês já nas suas instalações.


● Uvas: corte de uvas: Alicante Bouschet e Touriga Nacional. Fermentado em cuba de inox a 30ºC. Estágio em carvalho francês e americano durante 12 meses e em garrafa durante 12 meses.


● Notas de Degustação: Apresenta cor rubi escuro, aproveitando da Alicante Bouschet que é uma uva tintureira. Aromas de frutas escuras maduras como a ameixa, com notas florais, toques tostados e de especiarias doces, além de toques minerais e de tabaco. Paladar de frutas escuras, tem acidez refrescante, bem estruturado e ótima textura de taninos, que já estão macios. Recomendo uma segunda garrafa por perto !


● Estimativa de Guarda: creio que aguenta bem entre 8 e 10 anos após a safra. Então beba até 2027!


● Notas de Harmonização: Recomendo decantar. Vai bem com Carnes vermelhas grelhadas e assadas, massas com ragu de carne, polenta com ragu de ossobuco, cordeiro em molho de hortelã, embutidos e inclusive de caça, a base de molhos ricos e saborosos. Creio que vai ficar muito bem com pratos da culinária portuguesa como Bacalhau e Leitão a moda da Bairrada.


Serviço: servir entre 16 e 17ºC (Beba numa taça apropriada como Bordeaux).


Faixa de Preço – $$$$


EM BH – EMPÓRIO DO VINHO – Rua João de Freitas, 164 – Bairro Santo Antônio – Rafael: (31) 99669-2660 I Ariel Perez: (31) 99357-0814.

bottom of page