top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

BAROLO BORGOGNO 2013 – PIEMONTE - ITÁLIA

Fundada em 1761, a Borgogno possui 39 hectares de área, dos quais 31 são plantados com vinhas. Cerca de 60% do vinhedo é de Nebbiolo, sendo restante dividido entre Dolcetto, Barbera e Freisa. 5 desses hectares são dedicados ao cultivo de variedades de uvas brancas, respectivamente 2 hectares cultivados em Riesling e 3 em Timorasso.

O Barolo Borgogno é produzido pela combinação de uvas provenientes de cinco das mais prestigiadas vinhas da região de Barolo: Cannubi, Cannubi São Lourenço, Fossati, Lista, San Pietro delle Viole e reflete a elegância deste estilo de vinho.


A uva Nebbiolo é cultivada nas encostas da região do Piemonte, que reúne características singulares para que haja o crescimento e amadurecimento correto das vinhas, tornando-as favoráveis à elaboração de vinhos tintos intensos. Os vinhos da Nebbiolo têm aroma intenso e complexo, com características únicas. Na boca são poderosos, tânicos, com grande acidez e bastante austeridade. Perfeitos para acompanhar momentos gastronômicos que possuam sabores marcantes e fortes,


● Corte de uvas: 100% Nebbiolo


● Notas de Degustação: De coloração rubi de boa intensidade, com sutis reflexos acastanhados. No nariz percebemos os aromas de frutas negras maduras como ameixa, cassis e groselha, toques de frutas secas como amêndoas, baunilha, café, chocolate, defumados, tostados e couro, notas minerais e balsâmico. Estes aromas revelam a passagem por barricas de carvalho. No paladar é seco, com muita acidez, taninos ainda presentes mas que não incomodam. Fim de boca com boa persistência.


● Estimativa de Guarda: pronto para consumo. Recomendo decantar por 15 a 20 minutos para separar as borras. Ainda pode esperar mais 2 anos.


Notas de Harmonização: É um vinho que pede comida, já que os tintos elaborados com a casta Nebbiolo acompanham de forma única carnes assadas, risotos e queijo grana padano.


Serviço: servido entre 16 e 17º C, numa taça estilo Bordeaux.


Faixa de Preço – $$$$$


Trazido por amigos para uma Confraternização.

bottom of page