“BELOS MONTES CHILENOS”
- Marcio Oliveira - Vinoticias
- há 11 minutos
- 6 min de leitura
Fundada em 1987 por quatro amigos apaixonados por vinho, a Viña Montes é considerada a melhor produtora do Chile, na avaliação de respeitados especialistas, inclusive pelo crítico Hugh Johnson.

A Viña Montes nasceu do sonho de Aurelio Montes e Douglas Murray de produzir vinhos chilenos com altíssima qualidade em pleno vale de Apalta, parte mais fria do Valle de Colchagua, a cerca de 2 horas da capital Santiago.
A constante busca por inovação do visionário Aurelio Montes é reconhecida unanimemente por toda a crítica especializada, e comprovada pelos muitos prêmios conquistados ao longo dos anos. Aurelio recebeu recentemente o título de “Innovator of the Year” da revista Wine Enthusiast, por liderar muitas das mais importantes inovações do mundo vinícola do Chile. Nos anos 1980, Aurelio Montes revolucionou o panorama vinícola em seu país ao criar o consagrado Montes Alpha, primeiro grande vinho chileno, talhado para competir com grandes vinhos de Bordeaux, de preço muito superior.
Recebemos na terça-feira passada (22/04/2025) visita de Sonia Montanares – enóloga da Viña Montes e primeira funcionária da empresa. Os vinhos da Montes agora passam a ser oficialmente importados para o Brasil pela Berkmann Wine Cellars Brasil, que prestigiou o encontro com a presença de Paula Brazuna, Erika Libero e Julio Moraes (representante na região metropolitana de Belo Horizonte). O Jantar finamente harmonizado com vinhos da Montes foi realizado na Rex-Bibendi e foi um sucesso.
A Montes foi uma das pioneiras a explorar o ‘terroir’ dessa região que tem clima estável e equilibrado o ano todo, perfeito para o cultivo de uvas que, aqui, passam por um processo de maturação mais lento e completo. O vinho Montes Alpha Cabernet Sauvignon foi o primeiro vinho ‘Premium’ a ser exportado pelo Chile, em uma época que existiam apenas 14 vinícolas exportadoras no país. Hoje são mais de duzentas.
Os vinhos Alpha Chardonnay, Merlot e Syrah vieram em seguida e tornaram a Viña Montes numa das melhores vinícolas do Chile.
Aurelio Montes é um dos mais influentes enólogos do Chile, um verdadeiro bandeirante do vinho chileno. Sua história na enologia passou pela Undurraga e pela gigante San Pedro, mas foi quando partiu para seu voo solo que seu nome ficou marcado no mundo do vinho. Hoje, seu legado se estende por regiões diversas e pelo seu pioneirismo. Foi o primeiro a se aventurar pelo Atacama, por Zapallar, com seus magníficos vinhos brancos, também foi pioneiro na Patagônia Chilena, além de ser um dos primeiros chilenos a investir na Argentina com a Kaiken.

O projeto da vinícola foi criado conforme os princípios do Feng Shui, incorporando água, metal e madeira para garantir harmonia entre os elementos básicos (fogo, terra, ar e água). Tudo pensado para aumentar a qualidade dos vinhos. E o que não falta na Viña Montes é boa energia. Por todos os lados você verá figuras de anjos. Tanto na decoração quanto nos rótulos dos vinhos – criados pelo ilustrador britânico Ralph Steadman. E os anjos da decoração são confeccionados pelas mulheres artesãs de Apalta, resultando numa proteção para a vinícola e visitantes.
A vinícola trabalha com práticas e iniciativas sustentáveis, como uso de técnicas de manejo integrado em 100% dos vinhedos; sistema de irrigação por gotejamento com alta eficiência no consumo de água; compostagem com o bagaço da uva (casca e semente) para a diminuição no uso de fertilizantes; uso de cobertura vegetal natural para reduzir a erosão e compactação do solo.
Outro ponto interessante, é que a Viña Montes não usa bombas no processo de produção de seus vinhos. As uvas colhidas são esmagadas na parte superior do edifício e o sumo move-se para baixo, até a sala de produção, de forma delicada e usando apenas a força da gravidade. Dessa maneira o mosto é preservado integralmente, mantendo os sabores e taninos mais suaves desses vinhos intactos. Para completar, os vinhos Montes passam por um processo de maturação na adega subterrânea semicircular, localizada no coração vinícola, dentro de barricas de carvalho francesas. A belíssima adega funciona como uma espécie de teatro para essas 800 barricas, que permanecem repousando ao som de cantos gregorianos famosos, até atingir sua ‘maioridade’.
OS VINHOS DEGUSTADOS:

♦ MONTES SPARKLING ANGEL BRUT - Um espumante Brut feito 70% com Pinot Noir e 30% com Chardonnay pelo método tradicional, o mesmo que produz o Champagne. O vinho passou 36 meses em contato com as leveduras o que certamente elevou o nível de cremosidade e complexidade. Apesar do longo tempo de contato com as borras, a refrescância supera o sabor e o aroma intenso das leveduras (o que o deixa lembrando o Champagne), e possui um final de boca sem amargor, o que agrada o paladar brasileiro.
♦ MONTES ALPHA SAUVIGNON BLANC 2023 – De cor amarelo claro com tons esverdeados e muito cristalino. Os aromas são clássicos da região de Leyda, com notas de folha de tomate e flor de laranjeira, e fruta branca fresca. Na boca é vibrante, com uma bela acidez e corpo médio que permite equilibrar o vinho, deixando uma sensação de frescura e densidade de boa persistência na boca. Mostra um toque de mineralidade. Foi harmonizado com Brioche com manteiga de alho e gergelim.

♦ MONTES ALPHA CHARDONNAY 2022 – O vinho é elaborado a partir de uvas Chardonnay cultivadas em vinhedos selecionados no Vale de Aconcágua, colhidas à mão no momento ideal de maturação para garantir a máxima expressão de sabor e frescor. A vinificação é realizada com precisão pelos enólogos da Montes, que utilizam técnicas modernas para preservar a integridade das uvas. O vinho é então envelhecido em barricas de carvalho francês por um curto período, adicionando complexidade e sutileza ao seu perfil de sabor. Os aromas frescos de frutas tropicais, como abacaxi se misturam com notas cítricas de limão siciliano e grapefruit. Toques sutis de baunilha e manteiga complementam a complexidade aromática, resultando em uma experiência olfativa muito gostosa e sedutora. No paladar, o vinho impressiona com sua textura cremosa e sua acidez vibrante. Os sabores são de frutas tropicais como o pêssego e melão. O toque de carvalho dá elegância ao vinho, com um final longo, refrescante, persistente e agradável na boca. Harmonizamos com um Kafta de camarão e alho poró.

♦ MONTES OUTER LIMITS CGM 2022 –A linha de vinhos Outer Limits da Viña Montes é produzida a partir de vinhas de baixo rendimento provenientes de terroirs extremos. Vinhos de autor, elaborados para um público seleto, que gosta de provar vinhos resultantes da chamada “enologia sem fronteiras”. Cor rubi intenso com halos violáceos. No nariz os aromas lembram um mix de frutas vermelhas e pretas maduras, como amoras, framboesas, e mirtilos, em segundo plano percebe-se especiarias doces como canela, noz-moscada, e ainda notas láticas suaves e tostado. Na boca tem corpo médio, taninos macios e boa persistência. Foi harmonizado com Crepinete de porco com molho L´Ancienne e jiló
♦ MONTES ALPHA SYRAH 2021 – Cor rubi escuro. Os aromas são intensos, com notas de frutas maduras como ameixas pretas, cassis, amoras e cerejas. Na evolução em taça, aparecem as especiarias doces de canela e baunilha, e toque tostado. No paladar, é equilibrado, com taninos macios, e boa persistência. Repete em seus sabores o mesmo perfil aromático. A qualidade e elegância aromática e de sabores é potencializada após sua segunda fermentação (a malolática), quando o vinho é transferido para barricas de carvalho francês, onde permanecerá por 12 meses. Outra parte do vinho é mantida em tanques de concreto, aguardando o momento de se juntar à mistura final que será engarrafada.
♦ MONTES ALPHA CABERNET SAUVIGNON 2020 – Cor rubi de boa intensidade. Os aromas frutados intensos que lembram morangos maduros e cerejas são emoldurados por notas de frutas vermelhas, cassis e caramelo toffee, e um elegante toque de café, couro e tostados. No paladar é um vinho de grande complexidade, muito equilibrado, de grande concentração, elegante, com taninos macios e com um final agradável na boca que revela novamente sabores de especiarias, frutas pretas e um toque suave de baunilha. Verdadeiro clássico da América do Sul, o Montes Alpha foi o primeiro grande tinto chileno, inspirado nos melhores vinhos de Bordeaux. Foi eleito o "melhor Bordeaux chileno" pela revista Decanter, e equivale em qualidade a um "cru bourgeois" de preço três ou quatro vezes maior! Foi harmonizado com Cordeiro com mousseline de baroa e fitas de vegetais.

♦ PURPLE ANGEL 2021 – Os vinhos ícones Viña Montes são provenientes de uvas dos melhores vinhedos da vinícola e são reconhecidíssimos em todo o mundo. O Purple Angel apresenta frutas negras maduras no ponto certo acompanhadas de notas de ervas, de especiarias doces e de cacau, que se confirmam no paladar. De bom corpo, intenso e, ao mesmo tempo, harmonioso e suculento, tem acidez refrescante, taninos firmes e finos e final persistente, com toques de ameixas escuras, de amoras, de grafite e terrosas. É um vinho diferenciado, complexo, de final longo, cor ímpar e excelente estrutura. Harmonizado com Arroz de pato com compota de laranja bahia e paio confirmou o sucesso do evento.
Com estas dicas você deve estar com vontade de provar um vinho da Viña Montes apreciando a elegância e qualidade de seus rótulos. Saúde!!! Aproveite para comentar se gostou ou não do artigo!!! (Este artigo está baseado em material disponível na internet, e minhas considerações em relação ao tema).
Comments