top of page

BRUNELLO DI MONTALCINO CASANOVA DI NERI TENUTA NUOVA 2018 – TOSCANA – ITÁLIA

  • Foto do escritor: Vinotícias - Marcio Oliveira
    Vinotícias - Marcio Oliveira
  • há 10 minutos
  • 2 min de leitura

A Azienda Agricola Casanova di Neri é um dos produtores mais respeitados da Itália.


Sua história data de 1971, quando Giovanni Neri iniciou os trabalhos em uma propriedade familiar a leste da cidade de Montalcino. Em 1991, ele passou a vinícola para os cuidados do filho Giacomo, que foi responsável pelo projeto de expansão em busca dos melhores vinhedos da região.


A produção começou na parte oriental de Montalcino e foi estendida mais tarde para outras áreas. Primeiro veio a vinha Cerretalto, um terroir único num anfiteatro natural sobre o rio Asso em que as vinhas velhas produzem um Sangiovese diferente dos outros, com pequenos cachos de uvas bem distanciados, a partir do qual uma variedade seletiva foi cultivada e foi utilizada em outras vinhas particularmente em Tenuta Nuova. A aquisição da Cerretalto foi acompanhada por Le Cetine, Pietradonice e depois Podernovo. Tudo isto para pesquisar o melhor solo e exposições de modo a produzir vinhos únicos e reconhecíveis. Atualmente, a propriedade abrange uma superfície de cerca de 500 hectares, dos quais 63 são vinhas, 20 de olivais, o restante de terras aráveis de descanso e floresta.


Reconhecida por um estilo que une potência, riqueza de fruta e elegância, a vinícola busca expressar seus diferentes terroirs através do Sangiovese. A propriedade “Tenuta Nuova”, ao sul de Montalcino, foi um projeto inovador que resultou em vinhos de grande concentração e aclame da crítica, ajudando a consolidar Casanova di Neri como uma estrela da Toscana e da Itália.


O Brunello Tenuta Nuova é originário do vinhedo mais recente adquirido pelo Casanova di Neri, localizado no sul de Montalcino. É feito com 100% Sangiovese, uva que nunca havia sido plantada neste vinhedo até o Casanova di Neri comprar a propriedade.


Composição de Uvas: Elaborado com 100% uvas Sangiovese Grosso. Amadurecimento por aproximadamente 30 meses em carvalho + 18 meses em garrafa antes de ir ao mercado.


Notas de Degustação: De cor rubi muito profunda, com reflexos que lembram a cor granada. No nariz, apresenta aromas intensos e ricos de frutas negras bem maduras (amora, cereja preta), com notas de especiarias doces, como alcaçuz, além de toques de tabaco e chocolate. Na boca, é um vinho muito encorpado e potente. O sabor da fruta escura é marcante e acompanha a sensação aveludada dos taninos macios num vinho com ótima acidez. O sabor complexo do vinho permanece em boca por longo tempo.


Estimativa de Guarda: Já pode ser bebido e deve evoluir por décadas por ser de longa guarda.


Notas de Harmonização: Harmoniza com Bistecca alla Fiorentina ou outros cortes altos de carne vermelha, Javali assado ou em ragu, Cordeiro em cozimento longo, Pratos com trufas negras e Queijos duros de longa maturação (Parmesão Reggiano, Pecorino Stagionato).


Reconhecimentos: 99 pontos James Suckling, 98 pontos Robert Parker.


Serviço servir entre 16 e 18º C. (Decante por 30 minutos, percebendo a evolução dos aromas e beba numa taça Bordeaux, com bom volume de copo para os aromas se exprimirem melhor. A evolução deste vinho em taça é sensacional).


Valor: $$$$$


● Importado pela Clarets Brasil - E-mail: contato@clarets.com.br I Telefones: São Paulo: +55 (11) 3150-5555 e Rio de Janeiro: +55 (21) 2070-7055.

Comments


O que é o VINOTÍCIAS...

O VINOTÍCIAS foi criado por Márcio Oliveira, com o intuito de disponibilizar em um único espaço dicas de vinho, enogastronomia, eventos, roteiros de viagens e promoções. Inicialmente era disponibilizado na forma de uma newsletter para alunos, ex-alunos e amantes do vinho, com o crescimento do mercado e o amadurecimento do projeto a necessidade de um espaço maior para tantas informações se fez necessário e assim surgiu o blog e o site.

  • w-facebook
  • White Instagram Icon

© 2017 Vinotícias. Criado por Action Digital Midia

Belo Horizonte | Minas Gerais
bottom of page