top of page
  • Foto do escritorMarcio Oliveira - Vinoticias

“COMO ESCOLHER OS VINHOS PARA UMA FESTA DE CASAMENTO?”

Alguns leitores do Vinotícias pediram sugestões sobre vinhos para Festas de Casamento e neste artigo escrevo sobre este tema.



Com a chegada de maio em breve, a temporada de casamentos também começará. Se você está preocupado, aqui vão algumas dicas para responder a uma questão delicada na hora de organizar uma festa de casamento: como escolher os vinhos?


O seu casamento ou o de um filho, é certamente um dos momentos mais importantes da sua vida e cada detalhe conta para criar uma memória inesquecível. Entre as muitas decisões a tomar, a escolha do vinho é uma delas. Um bom vinho pode complementar a refeição que será servida, dar um toque de elegância e deliciar o paladar dos seus convidados.

 

● A ESCOLHA DO VINHO DEVE SER ADEQUADA AO ESTILO DO CASAMENTO - O estilo do casamento pode influenciar na escolha do vinho. Se você está tendo um casamento formal e elegante, você pode optar por vinhos mais clássicos. Para um casamento casual ao ar livre, vinhos mais leves e refrescantes serão mais apropriados, especialmente pelo calor dos dias de maio, passando por noites frescas. O clima do dia influencia diretamente no consumo das bebidas. A primavera e verão pedem vinhos e drinks mais leves e refrescantes, enquanto outono e o inverno priorizam os vinhos mais encorpados e quentinhos.

 

● HARMONIZE O VINHO COM O MENU DA FESTA - Na hora de escolher o vinho para o casamento, certifique-se de que ele combina com o cardápio que você planejou. Vinhos tintos encorpados como Cabernet Sauvignon ou Merlot combinam bem com carnes vermelhas servidas em Jantar, mas para um almoço ou menu servido durante o dia a opção por Tempranillo ou Malbec pode ser mais adequada. Além disto, leve em conta regionalismo na escolha do vinho; por exemplo: se o menu é italiano, a escolha por uva Sangiovese pode ser a mais acertada. Se o menu for espanhol, numa festa ao ar livre, um Rioja tinto pode ser o ideal.


Por outro lado, vinhos brancos leves como Sauvignon Blanc, Pinot Grigio ou Chardonnay são perfeitos com pratos de peixe ou aves. Para uma refeição mais leve ou vegetariana opte por um vinho branco seco ou um vinho rosé frutado.

 

● DEGUSTE OS VINHOS PREVIAMENTE - Antes de tomar uma decisão final, organize degustações de vinhos para ajudá-lo a escolher os melhores vinhos para a festa de casamento. Envolva seu fornecedor para recomendações e conselhos de especialistas. Não tenha medo de explorar diferentes opções e escolher vinhos que se adaptem ao seu gosto pessoal. Se você conhece um comerciante de vinhos, ele também poderá lhe dar bons conselhos para orientá-lo.

 

● SELECIONE VINHOS DENTRO DO SEU ORÇAMENTO - O orçamento é um fator importante a considerar na escolha do vinho para o seu casamento. Defina uma faixa de preço realista e tente encontrar vinhos de qualidade que caibam no seu orçamento. Não se esqueça de considerar o número de convidados e a quantidade de vinho necessária para a recepção.


Outro detalhe importante é servir o vinhos corretamente, ou seja não só na temperatura ideal, mas em taças adequadas. Afinal, cada detalhe neste momento conta para a sua festa ser perfeita.

 

● DETERMINE O NÚMERO CERTO DE GARRAFAS PARA SERVIR - Aqui vão alguns princípios gerais: Lembrem-se de que cada garrafa contém uma média de seis taças, e que a maioria dos convidados não bebe mais do que quatro.


O horário da cerimônia é um ponto a considerar, assim como o dia da semana para fazer uma estimativa mais correta. Em uma festa mais longa aumenta proporcionalmente o consumo de todos os serviços, inclusive de consumo de bebidas. Em outras palavras: quanto maior o tempo de duração, maior o consumo dos drinks alcoólicos, vinhos e também não alcoólicos.


Em cerimônias afastadas dos centros urbanos, por exemplo, em que é necessário pegar a estrada, o consumo diminui consideravelmente, apesar de que seja comum as pessoas usarem de serviços de Vans, ou de motoristas de aplicativos ou taxis. Vale a pena lembrar que nas estações mais quentes também há maior ingestão de álcool e bebidas, em geral.


Para ter uma ideia mais precisa, faça uma Lista de Convidados e desconsidere crianças, mulheres grávidas e pessoas mais idosas ou que se encontrem em tratamento médico. É importante também levar em consideração o tipo de bebidas que os convidados preferem. O cálculo previsto geralmente é de 4 a 6 taças por pessoa, e como você conhece a maioria dos convidados e, conforme a lista, é possível ter uma ideia (ainda que vaga) sobre a preferência geral de bebidas (se são mais de cerveja, de coquetéis ou destilados, por exemplo), e se as doses estimadas por pessoa são adequadas.


Se for servido champanhe ou espumante durante toda a festa, o cálculo é de 1 garrafa para cada 2 pessoas. Mas, se a ideia é servir estas bebidas apenas para o brinde, a estimativa é de 1 garrafa para cada 6 pessoas. Cada garrafa de espumante serve uma média de 6 taças. Normalmente, champanhe ou espumante não são a bebida de preferência dos convidados para a festa toda. Sendo assim, a indicação é de fazer o cálculo de 2 taças por pessoa. Por outro lado, se for só para o brinde, 1 garrafa é suficiente para 6 convidados.


Cada garrafa de vinho branco ou tinto contém 750 ml, o que significa 5 taças bem servidas (150ml) ou 7 taças, no máximo. A média é de 1 garrafa para cada 6 pessoas, quando servido apenas no jantar, e 1 garrafa para cada 2 pessoas se for servido durante toda a festa.


Para entrada, costuma-se servir vinho branco. Permita uma taça por convidado. Para a refeição, geralmente servimos o vinho tinto. Reserve aproximadamente uma garrafa para dois convidados. Se pretende festejar até ao final da noite, poderá fornecer 2 garrafas para 3 convidados. Para a sobremesa e o bolo de casamento, você pode servir mais espumante ou champanhe. Em vez disso, planeje uma ou duas taças por pessoa.


Para obter conselhos adicionais sobre a escolha do vinho para o seu casamento, não hesite em consultar um sommelier, um comerciante de vinhos ou um especialista em vinhos. E não se esqueça de brindar a sua felicidade com uma taça do seu vinho preferido!


Saúde !!! Aproveite para comentar se gostou ou não!!! (Este artigo está baseado em material disponível na internet, e minhas considerações em relação as pesquisas).

Comments


bottom of page