top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

VIVANCO RESERVA 2017 – RIOJA – ESPANHA

Na década de 1970, Pedro Vivanco – neto de um pastor de um pequeno povoado chamado Alberite, em La Rioja – resolveu que criaria sua própria “dinastia”.


Pertencente a uma das primeiras gerações de enólogos da Espanha, Pedro recusou convites de trabalho para criar algo para sua família, porém, durante muito tempo, não engarrafou nada com seu sobrenome, fazendo vinho para outros produtores. Somente em 2004, quando seu filho Rafael assumiu a dianteira da enologia da empresa é que os primeiros vinhos Dinastia Vivanco foram lançados, juntamente com um museu de cultura do vinho – considerado o melhor do mundo em sua categoria.


Apesar de ter dado início com os tradicionais Crianza e Reserva, Rafael não queria ficar atrelado à visão unilateral que muitos tinham de La Rioja e logo começou a inovar, tanto no campo quanto na vinícola. Além da Tempranillo, passou a buscar variedades até então relegadas a um segundo plano como Mazuelo, Graciano, Garnacha e a quase extinta Maturana, por exemplo. Com elas, criou sua gama mais alta, de produções muito limitadas.


Os vinhos da bodega Vivanco nascem nos vinhedos, já que ali, as uvas são colhidas manualmente e armazenadas em pequenas caixas para evitar a ruptura de bagos e garantir a integridade da fruta. Depois, as uvas permanecem por 24 horas em uma sala climatizada para que possam arrefecer e chegar à temperatura de 3ºC. O objetivo é a extração plena de cor e aromas de forma suave, mantendo a personalidade da fruta. Antes da fermentação, as uvas e os cachos passam por um processo duplo de seleção para que apenas as melhores uvas façam parte do futuro vinho. Todas as barricas de carvalho são de origem francesa, favorecendo a presença da fruta e do terroir e proporcionando elegância e equilíbrio às bebidas. Um cuidado primoroso percebido na experiência de provar os produtos da Vivanco.


Composição de Uvas: 90% Tempranillo e 10% Graciano. O amadurecimento ocorre 24 meses em barricas de carvalho e 24 meses em garrafa, antes de ir para o mercado.


Notas de Degustação: Cor rubi com reflexos violáceos apesar dos 7 anos de guarda. Este é um típico estilo de Rioja, esbanjando frutas vermelhas e negras maduras no ponto certo (cerejas e framboesas), acompanhadas de notas florais, de ervas e de especiarias doces (baunilha) e toques terrosos e balsâmicos, com sutil chocolate. Paladar expressivo e elegante, apesar de ser encorpado e com boa estrutura. Seu final de boca é frutado (amora e ameixa)  e nota defumada, destacando-se ainda as notas de chocolate, baunilha, tabaco e alcaçuz, exprimindo uma bela complexidade.


Estimativa de Guarda: Potencial de guarda sugerida de 10 anos.


Reconhecimentos: 91RP,


Notas de Harmonização: Harmoniza com Carnes vermelhas assadas e grelhadas, carnes suínas, como costeletas e queijos duros, como Grana Padano.


Serviço: servir entre 16 e 17ºC.


Faixa de Preço: $$$ (uma excelente relação de custo x benefício).


● Importado pela World Wine - Em BH – Loja no Pátio Savassi - Av. do Contorno, 6061 - Piso L2 - Loja 221/222 - Telefone: (31) 3889-9407

bottom of page